A Fundação Oswaldo Cruz, através do Instituto de tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), intensificou a produção de vacinas mesmo diante do cenário da pandemia da COVID-19 e a garantia de fornecimento para que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde possa obter êxito em suas metas de cobertura vacinal na Campanha de Multivacinação 2020.
Lançada em 02 de outubro, a Campanha de Multivacinação tem como foco conscientizar a população sobre a importância da vacina para a proteção contra diversas doenças e a atualização das cadernetas infantis, especialmente para a prevenção da poliomielite e do sarampo – enquanto prossegue a necessidade de imunização da população adulta (até 49 anos) para sarampo e de locais específicos para febre amarela.
A Campanha Nacional de Multivacinação (5 a 30 de outubro) faz parte do movimento Vacina Brasil lançado pelo Ministério da Saúde em abril de 2019 a fim de ampliar as coberturas vacinais. Neste cenário, Bio-Manguinhos/Fiocruz reafirma seu compromisso com a saúde pública e principal fornecedor do Programa Nacional de Imunizações garantindo o cumprimento das entregas das vacinas durante todo o período da pandemia. Ouça a vice-diretora de Gestão e Mercado de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Priscila Ferraz, explicar o trabalho do laboratório e a importância da prevenção contra doenças contagiosas no podcast do Eu, Rio! (eurio.com.br).
Em todo o ano de 2020, Bio-Manguinhos fornecerá ao PNI mais de 100 milhões de doses das vacinas que compõem seu portfólio: Poliomielite oral, Poliomielite inativada, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetravalente viral (Sarampo, caxumba, rubéola e varicela), Febre amarela, Rotavírus e Pneumocócica. São destaques de fornecimento específicos para a Campanha, em resposta às situações epidemiológicas mais críticas:
? Poliomielite oral (gotas): 19,68 milhões de doses.
? Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola): 15,99 milhões de doses
? Febre amarela: 2,79 milhões de doses.
"Dia D" será em 17 de outubro
O Ministério da Saúde começou a veicular peças publicitárias sobre a campanha, usando o conceito "Movimento Vacina Brasil. É mais proteção para todos", alertando para a necessidade de atualização das cadernetas de vacinação da população brasileira. O chamado "Dia D" de divulgação e mobilização nacional será no sábado (17), nos mais de 40 mil postos de vacinação em todo o Brasil.
Fonte: Agência Fiocruz de Notícias