TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

ALERJ votará criação do Diploma Paul Singer de Economia Solidária

Comenda reconhecerá quem contribuiu para desenvolvimento do setor

Por Portal Eu, Rio! em 24/08/2018 às 13:19:52

Paul Singer. Foto: Gerhard Dilger.

O deputado estadual Waldeck Carneiro, presidente da Comissão de Economia, Indústria e Comércio e da Frente Parlamentar de Economia Popular Solidária da ALERJ instituiu, através do Projeto de Resolução 789/2018, o Diploma Paul Singer, publicado no Diário Oficial de hoje (24/08) e que será votado no plenário da Casa Legislativa. "A comenda distinguirá pessoas físicas, jurídicas e empreendimentos que reconhecidamente tenham prestado meritória contribuição ao desenvolvimento da Economia Popular Solidária no Estado do Rio de Janeiro. Singer é referência no setor e responsável pelo crescimento da economia popular solidário no país, com importantes reflexos internacionais. Assim, através de seus ideais, é extremamente justo que possamos homenagear aqueles que perseguem os objetivos da Economia Solidária, contribuindo para o desenvolvimento do Estado do Rio", explica Waldeck.

O economista e professor austríaco Paul Singer trabalhou, incansavelmente, o tema da economia solidária no Brasil, ajudando a criar a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP em 1998, assumindo o cargo de coordenador acadêmico desta incubadora, a primeira do país (atualmente existem mais de 100). A partir de junho de 2003, Singer passou a ser o titular da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego.

Em 2011, ainda como Secretário de Economia Solidária, apresentou suas ideias a respeito dos bancos comunitários, acreditando que esses estes são instrumentos para a erradicação da miséria. Em 2012 foi agraciado pelo Prêmio Personalidade Profissional 2012, na categoria Economia, concedido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), por sua atuação em diversos segmentos, como econômico, político e social.

Para dar visibilidade às diferentes experiências e reflexões teóricas, Singer publicou alguns livros sobre o tema. Entre eles destacam-se "Globalização e Desemprego: diagnósticos e alternativas", publicado em 1998; "A economia solidária no Brasil - a autogestão como resposta ao desemprego", organizado em parceria com André de Souza e publicado em 2000; Introdução à Economia Solidária publicado em 2002; e a importante participação com o capítulo "A recente ressurreição da economia solidária no Brasil", no livro organizado por Boaventura de Sousa Santos e intitulado "Produzir para viver: os caminhos da produção não capitalista", publicado em 2002.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.