Durante a votação do primeiro turno nas eleições municipais no próximo domingo (15) a Polícia Militar do Rio usará drones para auxiliar o patrulhamento nas vias públicas e locais de votação. As aeronaves remotamente pilotadas do Grupamento Aeromóvel(GAM) serão usadas em toda a região metropolitana do estado.
Os drones, que possuem até câmera térmica, irão transmitir imagens em tempo real para os centros de operações instalados no Quartel General, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no GAM e até para aparelhos celulares de comandantes de unidades estratégicas. Ao todo serão mais de 22 mil policiais trabalhando na segurança da eleição em todo o Rio.
A Polícia Federal também já anunciou que usará drones para identificar crimes como boca de urna e compra de votos.
Já a Guarda Municipal, vai atuar com 960 agentes em apoio ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro no primeiro turno das Eleições Municipais de 2020, que acontecerá neste domingo, dia 15 de novembro. Ao todo, 520 guardas vão atuar em 141 locais de votação definidos pelo TRE realizando ações de ordenamento urbano, fiscalização de trânsito e coibindo aglomerações. Os outros 440 guardas pertencem a grupamentos especiais da GM-Rio e estarão em apoio às unidades operacionais no entorno dos locais de votação e poderão ser acionados em caso de necessidade.
Fonte: Agência Brasil