TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Terapia e mentoria gratuitas para mulheres negras e indígenas

Negócios e saúde mental são temas dos cursos on-line

Por Portal Eu, Rio! em 19/11/2020 às 11:30:11

Beatriz Moura destacou que o Afrolab para Elas já conta com 300 mulheres inscritas que vão receber dicas de como impulsionar seus negócios. Foto:Divulgação

Dois projetos gratuitos e on-line trazem como foco o cuidado com a saúde mental e o mercado de trabalho neste mês da Consciência Negra. O primeiro deles é o "Afrolab para Elas - Mentorias", criado para apoiar negocios de mulheres pretas e indigenas do Brasil, com metodologia exclusiva da @feirapretaoficial e do Facebook, atraves do programa #ElaFazHistoria. Nele, serão oferecidas aulas gratuitas durante cerca de quatro meses com orientações diversas.

"A aula inaugural sera no simbólico dia 20/11 (Dia da Consciência Negra), durante o lanc?amento do Festival Feira Preta. O Afrolab para Elas já conta com 300 mulheres inscritas que vão receber dicas de como impulsionar seus negócios", explica a psicóloga Beatriz Moura, que vai atender 100 inscritas nesse curso, além de oferecer suporte psicológico voltado para o auto-conhecimento, criatividade e inventividade.

Ainda de acordo com a psicóloga, que é especialista em Saúde Mental pela UFRJ, algumas orientações são importantes no que se refere ao cuidado da saúde mental:

*Ao se sentir muito estressado, com medo e ansioso, a sugestão é experimentar coisas novas. Meditação e yoga podem ser realizadas em casa, pois são capazes de acalmarem a mente por alguns instantes. Faça uma lista de coisas que gostaria de fazer e ainda não fez;

*Busque se reorganizar, aprender um prato novo, decorar o ambiente com plantas, tomar chá, dormir no mesmo horário, criar hábito de ler. Coloque na sua lista ligar e não mandar mensagem para amigos e familiares ao menos duas vezes na semana;

*Organize seu guarda-roupa e doe aquelas roupas que não quer mais. O ideal seria fazer uma parte por dia, começando pelas gavetas;

*Divida as tarefas com os demais moradores da casa e pendure na geladeira revisando. Reinventar é a palavra da pandemia.

Já no projeto "Empreenda 50+", que já está na segunda edição, empreendedoras acima dos 50 anos fazem terapia e mentoria, além de cuidar da Saúde Mental.

"O objetivo desse projeto é fazer com que essas mulheres, acima de 50, encontrem sua motivação, autoestima, qualidade de vida e atividade que lhe traga realização pessoal e profissional", afirma a psicóloga Beatriz Moura.

Em comum, ambas as iniciativas trazem como proposta a saúde e a reinvenção da rotina em tempos de pandemia.

"É preciso psicoeducar-se, ou seja, criar novos hábitos com essas ações preventivas, como lavar as mãos, usar álcool em gel e máscara. Nessa nova fase, a pandemia trouxe não somente o covid-19, mas também descobertas sobre nós mesmos. Diante disso, é preciso propagar a saúde mental e, no desemprego, quando ficamos obcecados por buscar notícias sobre um determinado assunto, acabamos perdendo oportunidades que estão sendo oferecidas.", define a psicóloga.

Outras informações sobre os projetos "Afrolab para Elas" e "Empreenda 50+" podem ser acessados pelos perfis do Instagram @byamourapsi @pretahub @adrianapreta #ElaFazHistoria.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.