A Delegacia de Polícia Civil de Mangaratiba (165ª DP), juntamente com a Prefeitura de Mangaratiba, através da Guarda Municipal, e em parceria com as Polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e o Corpo de Bombeiros realizaram hoje (26), a "Operação Cachoeiras”, no Parque Estadual Cunhambebe, no Sahy. A ação teve como objetivo combater e reprimir a prática de crimes ambientais como invasões e construções irregulares.
O principal alvo da operação foi um núcleo ocupado por construções irregulares próximo à rodovia Rio-Santos. No local, que pertence a unidade de conservação e proteção ambiental do Cunhambebe, casas haviam sido construídas fazendo o uso irregular do solo. Até o início da tarde foram derrubadas pelo menos duas construções dentro da área do parque, realizados cinco embargos de obras e retirados 12 pontos de furto de energia. O INEA também emitiu 27 notificações e material de caça foi apreendido.
Satélite e drone
Durante as investigações, comandadas pela 165º DP, os policiais estudaram o local por meio de imagens de satélite e drone, o que foi determinante para o sucesso da operação.
Esta já é a segunda ação integrada realizada na região só em 2020. O foco das operações é prevenir o surgimento de áreas suscetíveis ao domínio de facções criminosas em áreas de Mangaratiba.
Em julho deste ano, os Agentes do Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Mangaratiba há haviam desmobilizado um acampamento irregular no mesmo local. Na ocasião, os invasores declararam ser moradores de Itaguaí e ainda disseram que pretendiam fixar residência no espaço.