Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Planos para casas populares

Antigo prédio do Ministério da Fazenda será detonado na Mangueira neste domingo

Local deve receber conjunto habitacional do Minha Casa, Minha Vida


Prefeitura já fez o cadastro para reassentar as famílias que estavam no local (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, acionará neste domingo (26), às 7 horas, o detonador para implosão do antigo prédio do Ministério da Fazenda na Mangueira, na Zona Norte do Rio. O edifício, localizado no número 458 da Rua Visconde de Niterói, tem problemas estruturais e estava ocupado por 69 famílias.

No local a previsão é que seja erguido um condomínio do programa Minha Casa Minha Vida, com 120 unidades e prazo de conclusão de um ano e meio. Os moradores serão reassentados nesse empreendimento, junto com outras famílias da própria comunidade em situação semelhante. O prédio é o segundo de cinco que serão demolidos para dar lugar a habitações populares do programa.

O trabalho de identificação de quem ocupava o antigo prédio da Fazenda foi iniciado há dois meses, antes da ação de desocupação. Quando houve a remoção, todas as famílias que viviam ali foram cadastradas e passaram a receber aluguel social. O pagamento dos dois primeiros meses foi feito antecipadamente para cada uma delas, no valor total de R$ 800.

Esquema especial para as interdições

Para a demolição, haverá interdições no trânsito e será necessária uma operação especial da Prefeitura, com agentes da Guarda Municipal e da CET-Rio, além de servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e da Comlurb. Também atuarão a Polícia Militar (PMERJ), o Corpo de Bombeiros (CBMERJ), a Light e a Supervia. Os detalhes sobre o esquema operacional da implosão podem ser encontrados no http://bit.ly/implosao_260818.

Mobilização nas primeiras horas do dia

Nas primeiras horas do domingo, equipes da Defesa Civil percorrerão moradias, becos e vielas no entorno do prédio, com checagens para evitar a presença de pessoas dentro dos limites do perímetro. A Defesa Civil atuará com 25 agentes e a GM Rio vai atuar com 70 guardas municipais dos grupamentos especiais de Trânsito (GET), Tático Móvel (GTM), Operações Especiais (GOE) e de Cães de Guarda (GCG).

Uma equipe formada por 30 garis da Comlurb fará a varrição e lavagem da área externa após a implosão do prédio. Assim que for concluído o trabalho dos garis, as ruas no entorno, que serão interditadas das 6h às 8h, voltam a ser reabertas.

A equipe irá atuar com o apoio de duas varredeiras, três carros-pipa, uma pá mecânica e um caminhão basculante. A conclusão da operação será com lavagem com água de reuso para garantir que a poeira resultante da implosão não se espalhe, prejudicando os moradores da área. 

Mangueira Implosão Prédio Habitação popular Marcelo Crivella

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!