TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Autores lançam livro que faz radiografia do bolsonarismo

'Bolsonarismo: teoria e prática' é parceria entre o Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas sobre a Democracia da Uerj (Cebrad/Uerj/CNPq) e o Laboratório de Alternativas Institucionais da UFF (LAI/UFF/CNPq)

Por Portal Eu, Rio! em 03/12/2020 às 09:26:12

Jair Bolsonaro. Foto: Valter Campanato-Agência Brasil

Os professores Geraldo Tadeu Monteiro e Carlos Sávio Teixeira são os organizadores do novo livro sobre o Governo Bolsonaro, que está sendo lançado hoje (3). "Bolsonarismo: teoria e prática", da Editora Gramma, possui 350 páginas em 14 capítulos, escritos por 24 autores.

O livro é fruto de uma parceria entre o Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas sobre a Democracia da Uerj (Cebrad/Uerj/CNPq) e o Laboratório de Alternativas Institucionais da UFF (LAI/UFF/CNPq) e tem por objetivo fazer uma ampla radiografia do Bolsonarismo como movimento social e político e da experiência do Governo Bolsonaro. Por um lado, os pesquisadores focaram nos aspectos teóricos e ideológicos envolvidos no movimento bolsonarista e, por outro, procuraram analisar as práticas políticas e institucionais do Bolsonarismo. Daí, subtítulo do livro, teoria e prática.

Na primeira vertente, são analisados o papel das guerras culturais, do uso das fake News, a moralização da política, as estratégias comunicativas de Bolsonaro e a sociologia política do Bolsonarismo. Na segunda vertente, relativa à prática bolsonarista, são analisadas as relações do bolsonarismo com os poderes constituídos, a sua agenda de políticas públicas, os efeitos da Operação Lava Jato na eleição, a política de combate à Covid-19 e o plebiscitarismo presidencial como estratégia política.

O livro oferece, assim, um panorama do bolsonarismo em seus diferentes aspectos e práticas. Muito importante para a compreensão do fenômeno bolsonarista e muito útil a todo cidadão preocupado com os rumos da democracia no nosso país.

Ouça o que diz o professor Geraldo Tadeu Monteiro sobre a nova obra literária no podcast do Portal Eu, Rio!:

Por Portal Eu, Rio!
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.