O Flamengo goleou o Santos, por 4 a 1, neste domingo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. A equipe carioca foi superior durante toda a partida. A equipe reserva do Santos não aguentou a pressão de ataque do Flamengo, que foi intenso o jogo inteiro. Com o resultado, o Rubro-Negro permanece na terceira colocação, com 45 pontos e continua na disputa pela liderança do Brasileiro.
Ceni resolveu começar com Gabigol como titular ao lado de Bruno Henrique, a dupla de atacantes ex-Santos, deixando Pedro no banco. O Flamengo começou com o esquema 4-4-2, com o quarteto mágico em campo. Foi o Rubro-Negro que teve a primeira chance, logo aos 4 minutos, com Gabigol. Na saída de bola errada do goleiro do Peixe, o atacante driblou o goleiro, mas ficou sem ângulo para finalizar; ajeitou, mas na hora do chute a bola explodiu em João Paulo.
A resposta do Santos veio dois minutos depois. Após o cruzamento, a bola sobrou para Jean Mota, que finalizou no canto esquerdo de Diego Alves, que fez excelente defesa. Primeiros minutos agitados da primeira etapa. Aos 20 minutos, o Flamengo continuou atacando e quase marcou o gol com Bruno Henrique de cabeça, após cruzamento de Gerson. Na sequência, dois minutos depois, Madson fez o cruzamento para Jean Mota, que finalizou bem, mas passou tirando tinta da trave.
Nitidamente, a equipe reserva do Santos não teve sintonia, muito menos entrosamento. Não aguentou a pressão Rubro-Negra. Aos 41 minutos, Gerson abriu o placar. Após a cobrança de escanteio, Arrascaeta recebeu e lançou na área; Rodrigo Caio desviou de cabeça e a bola sobrou para Natan colocar a bola no travessão; até que, no rebote, Gerson mandou de cabeça para o fundo da rede.
O segundo tempo começou no mesmo ritmo intenso e a favor do Flamengo. Aos 2 minutos, Alex puxou a camisa de Arrascaeta dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Gabigol não perdoou para ampliar o placar.
A goleada se concretizou quando Filipe Luís marcou o terceiro aos 12 minutos. Bruno Henrique chutou forte, após passe de Arrascaeta; no rebote do goleiro, a bola sobrou para o lateral esquerdo ajeitar e finalizar de forma precisa. O árbitro marcou mais um pênalti para o Rubro-Negro aos 22. Éverton Ribeiro partiu na velocidade, passou pelo goleiro, mas foi derrubado na área por ele. "Gabi" foi novamente para a cobrança e marcou seu segundo gol na partida e igualour a artilharia do Flamengo na temporada, junto com Pedro. Cobrança idêntica a primeira.
O Santos estava exposto em campo e conseguiu marcar um gol aos 29 minutos. Madson fez o cruzamento, Rodrigo Caio desviou e a bola sobrou para Bruninho que chegou de cabeça e marcou um belo gol para descontar.
Com o Peixe dando muito espaço, Pepê, que entrou no lugar de Bruno Henrique, chegou com facilidade e chutou com muita categoria, mas a bola explodiu no travessão. A segunda etapa encerrou com 58% de posse de bola para o Flamengo contra 42%.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 4 X 1 SANTOS
Local: Maracanã, RJ
GOLS: Gerson (41, 1°T); Gabi (04, 2°T); Filipe Luís (12, 2°T); Gabi (25, 2°T); Bruninho (29,
2°T)
CARTÕES AMARELOS: Marcos Leonardo; João Gomes; Filipe Luís
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior - PR (CBF)
Assistente 1: Victor Hugo Imazu dos Santos - PR (CBF)
Assistente 2: Rafael Trombeta - PR (CBF)
Quarto Árbitro: Pathrice Wallace Corrêa Maia - RJ (CBF)
VAR: Adriano Milczvski - PR (CBF)
Assistente de VAR 1: Lucas Paulo Torezin - PR (CBF)
Assistente de Árbitro de Vídeo 2: Ivan Carlos Bohn - PR (CBF)
Observador de VAR: Giulliano Bozzano - MG (CBF)
FLAMENGO: Diego Alves; Isla, Rodrigo Caio, Natan e Filipe Luís; João Gomes, Gerson
(Pedro), Éverton Ribeiro (Michael) e Arrascaeta (Vitinho); Bruno Henrique (Pepê) e Gabigol
(Pedro Rocha). Técnico: Rogério Ceni.
SANTOS: João Paulo; Madson, Luiz Felipe, Alex e Wagner Leonardo (Ângelo); Alison
(Bruninho), Sandry e Jean Mota (Lucas Lourenço); Tailson, Lucas Braga e Marcos
Leonardo (Guilherme Nunes). Técnico: Cuca.