Lançado no dia 12 de março de 2020, início da pandemia do coronavírus, o Portal Vegano é uma startup que reúne em um único site produtos sem nenhum componente de origem animal e livre de crueldade. Estão lá desde alimentos, cosméticos, produtos para cuidados pessoais e terapêuticos, para pet, para casa e até roupas e acessórios. A ideia da empresa é facilitar a vida do consumidor que se depara com a dificuldade de encontrar os produtos em estabelecimentos físicos nas suas cidades ou até mesmo em buscas na internet.
O portal conta, atualmente, com 130 lojas cadastradas reunindo 3.200 produtos ativos. Os chocolates lideram as vendas, atendendo de forma abrangente a quem enfrenta alguma restrição alimentar com açúcar, lactose ou glúten. O mesmo potencial de crescimento é identificado nas categorias cosméticos e de cuidados pessoais.
Desde que foi criada, há nove meses, o crescimento da startup é exponencial. Entre os meses de abril e novembro, a quantidade de pedidos no Portal Vegano aumentou mais de 12 vezes e as vendas mais de 15 vezes, fechando um crescimento médio de 47% ao mês. O perfil de público é formado por 90% de mulheres, sendo que 40% têm entre 25 e 34 anos e 70% de seus consumidores estão na faixa dos 18 aos 44 anos. Laíza Dalmaso, 28 anos, idealizadora do Portal Vegano, vegana, advogada e estudante de nutrição, explica:
"A intenção é contribuir para que o veganismo se torne cada vez mais fácil e acessível. Com variedade de produtos em único site e entrega para todo o país, pretendemos poupar as pessoas dessa peregrinação em lojas virtuais ou físicas para conseguir algumas opções veganas", afirma.
Junto a ela na sociedade somam-se o engenheiro mecânico e especialista em e-commerce Vinícius Machado, 28; o administrador Fernando Machado, 48, e a administradora e também advogada Cristiane Durante, 49.
Apesar do quadro econômico atual do país, dificultado com o aumento dos casos de coronavírus, os sócios do negócio estão enxergando 2021 com otimismo e estimam um crescimento de 25% ao mês no próximo ano.