Anvisa realizou nesta segunda-feira (21) uma ação de fiscalização e acompanhamento no voo proveniente do Reino Unido que chegou ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.
A ação faz parte das medidas diante da informação de que uma variante do vírus da Covid-19 está em circulação naquele país.
Antes da chegada da aeronave em solo brasileiro, a Anvisa articulou com órgãos de governo a adoção imediata das medidas de controle sanitário. A aeronave chegou no aeroporto internacional de Tom Jobim (Galeão), por volta de 19h40 e fiscais sanitários de plantão atuaram rapidamente com as seguintes ações:
1- leitura de mensagem sonora no voo, já em solo brasileiro com a presença da autoridade sanitária
2- fiscalização no interior da aeronave, antes do desembarque
3- orientação aos passageiros e tripulantes sobre o monitoramento dos viajantes em solo nacional por autoridades brasileiras de saúde;
4- solicitação de informações sobre os passageiros e tripulantes à empresa aérea. Essas informações já foram enviadas às autoridades competentes.
A Rede CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), ligada ao Ministério da Saúde, realizará os procedimentos de contato com os passageiros e tripulantes para monitoramento das condições de saúde e direcionamento aos serviços de atenção à saúde, bem como a adoção das medidas de prevenção e controle da Covid-19.
5- monitoramento dos procedimentos de limpeza e desinfecção da aeronave;
6- acompanhamento do trânsito dos passageiros até a área de imigração, orientando o distanciamento social e evitando a aglomeração;
A Anvisa esclarece que nenhum passageiro ou tripulante declarou ter sintomas da Covid-19 durante o voo.
Além das medidas acima, estão em andamento outras como restrições de acesso ao Duty Free.
Estas ações serão adotadas nos próximos voos provenientes do Reino Unido nos aeroportos de Guarulhos e Galeão.
De acordo com a Portaria 630/2020, que já havia sido publicada, a partir do dia 30 deste mês a entrada de viajantes por via aérea no país só será permitida com a apresentação de teste laboratorial do tipo RT-PCR, para rastreio da infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo.
Fonte: Anvisa