Na hora de comprar um imóvel, a busca por uma vizinhança tranquila e silenciosa; um local com garantia de segurança 24h e com boas opções de mobilidade; além da fuga do aluguel foram alguns dos principais motivos citados em pesquisa feita pela Loft, startup que facilita compra, troca, financiamento e venda de imóveis. O levantamento ouviu 200 pessoas que pretendem comprar apartamentos ou que compraram nos últimos seis meses, no Rio de Janeiro, entre outubro e novembro. O barulho incomoda 25% dos ouvidos; seguido por insegurança (24%); e pouco espaço (também 24%).
Sobre as características dos apartamentos, de uma maneira geral, os clientes ouvidos informaram buscar prédios que tenham portaria 24h e mais conveniência, como vaga de garagem, proximidade de comércio e trabalho e também de vias de acesso. Além disso, a quantidade de quartos é o ponto mais importante do imóvel em si.
"A Loft usa a tecnologia para facilitar o processo de compra e venda de apartamentos, informando preços dos imóveis comprados e vendidos pela plataforma e dando todo o suporte necessário para tirar dúvidas", explica Carol Baracat, Diretora de Marketing da empresa. "Nosso intuito é trazer mais transparência para nossos clientes, em um momento tão complexo e crucial de suas vidas - o que, muitas vezes, falta no mercado imobiliário. Tanto é que, em média, apenas 7% dos compradores partem para a compra de um imóvel sem dúvidas."
Efeito Covid
O levantamento também reforçou o resultado de pesquisas anteriores feitas pela Loft, mostrando que a pandemia do coronavírus (Covid-19) intensificou a busca por um novo apartamento. Além de buscar um espaço mais adequado às suas necessidades, as pessoas entrevistadas buscam praticidade e segurança no processo de compra e venda para evitar surpresas durante a jornada.
Conheça mais detalhes da pesquisa no gráfico abaixo:
Diferentes perfis, diferentes anseios
Neste levantamento, a Loft também analisou diferentes perfis de compradores que estão em busca de um novo imóvel, bem como seus anseios, e expectativas - ligados diretamente ao momento de vida de cada um.
Os chamados compradores de primeira viagem (71% dos entrevistados) querem realizar um sonho (41%); buscam bairros tranquilos (35%); e querem ter tudo por perto para otimizar seu tempo de deslocamento (34%). Motivos para buscar um imóvel: sair do aluguel (29%); sair da casa dos pais (14%); e morar com o/a parceiro/a (11%). O processo de compra dura, em média, oito meses, já que esses consumidores são mais indecisos.
Já os chamados compradores experientes (29% do total) buscam mobilidade (39%); e querem aproveitar momentos em família (36%). Motivos para buscar um imóvel: mudança de região (14%); morar com o/a parceiro/a (12%); e um apartamento maior (11%). Neste caso, o processo de compra dura menos tempo: 6 meses, em média, já que esses consumidores estão mais convictos a respeito do que querem.