A Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro publicou a resolução 3345 com o Regime Especial de Transporte para o réveillon e que altera o sistema BRT e as linhas de ônibus durante a passagem de ano para conter aglomerações de réveillon e conter o avanço da Covid-19.
As medidas fazem parte das ações tomadas para conter o aumento da contaminação do novo coronavírus na população carioca.
A partir do dia 31 às 20 horas do dia 31 até às 3 horas do dia 1º de Janeiro de 2021, os sistemas Transoeste e Transcarioca não farão viagens até a Barra da Tijuca.
As estações do sistema Transoeste permanecerão fechadas entre Salvador Allende e Jardim Oceânico, durante o período. Já o sistema Transcarioca não contará com as estações localizadas entre a Divina Providência e Alvorada. A Transolímpica vai operar com intervalos reduzidos.
As linhas que ligam Botafogo aos bairros Central, Rodoviária, Penha, Jacaré, Usina e Méier terão que circular na Rua Real Grandeza, bem como as linhas que circulam na Rua da Passagem.
Não será permitida a criação de bolsões de ônibus das linhas que seguem para a Zona Sul, que passam a operar como linhas circulares.
As linhas que circulam pelos bairros da Urca e Cantagalo também sofreram alterações. Já a Avenida Ayrton Senna será bloqueada, o que provocará alterações nos itinerários dos ônibus que trafegam pela via.
No Recreio dos Bandeirantes, as alterações atingem as linhas que assam pela Avenida Lúcio Costa.
A resolução prevê punições às empresas caso as medidas deixem de ser cumpridas.