Independente da leve queda no endividamento, boa parte das famílias brasileiras ainda permanece no vermelho. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), uma pesquisa relatou que 66% dos brasileiros estão endividados, com uma retração pequena de 0,5 ponto percentual em relação a outubro.
Com cenário incerto devido aos acontecimentos da pandemia em 2020, vale repensar no que você fez com o seu dinheiro ao longo do ano e como se organizar para ficar no azul em 2021 e garantir estabilidade na relação com as finanças.
Educadora e coach financeira, Odineia Silva ensina, nesta entrevista ao Portal Eu, Rio!, como fazer esse balanço pessoal e se preparar para o ano novo.
Odineia Silva, educadora financeira, dá dicas sobre bons hábitos financeiros. Foto: Divulgação
Portal Eu, Rio!: Cite 5 hábitos financeiros que as famílias brasileiras devem deixar de fazer em 2021.
Odineia Silva: Não ter controle do que entra e do que sai; não ter sonhos e metas definidas; não conversar abertamente sobre dinheiro entre o casal; não falar sobre dinheiro com os filhos desde cedo, dificultando receber "nãos" na vida adulta; e não viver um patamar abaixo das entradas financeiras da família, e consequentemente, não ter - na maioria das vezes - sua reserva financeira.
PER: De que forma a instabilidade de 2021, causada pela pandemia ao longo de 2020, pode ajudar a fortalecer as famílias a garantir uma melhor relação com o dinheiro?
OS: A instabilidade causada pela pandemia veio reforçar o quanto ter reserva financeira se faz necessário, assim como tomar tomar banho e se alimentar. Isso, consequentemente, facilita que o assunto "Dinheiro, Finanças e Sonhos" seja tema de uma refeição familiar.
PER: Fazer um check-up sobre a atual situação financeira é importante? Como fazer isso?
OS: Sim, fazer um checkup é o primeiro passo para entender em qual patamar as finanças pessoais, da família ou do negócio estão. Verifique todas as previsões de entrada e saída dos próximos meses, despesas fixas e variáveis, quais são os compromissos já assumidos e os que ainda precisa, quem sabe, ligar para negociar. Elimine tudo aquilo que não faz sentido ficar pagando, como mensalidades. Reduza tudo o que necessário for, estabeleça teto de gastos por categoria (alimentação, saúde, lazer, habitação, etc). Viva um padrão de vida abaixo das entradas, essa é uma das formas essenciais para a realização dos sonhos com tranquilidade. Aumente também as possibilidades de recebimento de dinheiro.
PER: Algo a acrescentar?
A minha sugestão é: comece as dicas acima o quanto antes! Ter domínio do seu dinheiro é muito além disso: é ter saúde física e mental, uma boa noite de sono, equilíbrio familiar, liberdade de tempo, realizar seus sonhos e o dos seus filhos. Terei o maior carinho em lhe ajudar a se conhecer melhor, se fortalecer e ter a responsabilidade certa para viver tudo aquilo que você nasceu para viver. Um extraordinário 2021 é possível sim, só depende de você!