TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Decreto de Paes obriga que SMTR recupere sistema BRT até o fim do mês

Entre as determinações estão a reabertura de estações fechadas por vandalismo, presença da Guarda Municipal e melhorias a manutenção da frota

Por Portal Eu, Rio! em 05/01/2021 às 20:49:36

Foto: Agência Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, publicou decreto determinando que a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) conclua até 31 de janeiro um Plano de Ações para recuperação do sistema de BRT (Bus Rapid Transit), que consiste nos corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímplica. O corredor Transbrasil ainda está em construção, com obras atrasadas.

Após a apresentação, o plano deve ser concretizado até o final de 2021, de acordo com o decreto Rio nº 48392 de 1º de janeiro de 2021.

Entre as determinações estão a reabertura de estações fechadas por vandalismo, presença mais efetiva da Guarda Municipal no sistemas e criação de mecanismos para melhorar a manutenção da frota.

Fica determinado prazo de até 30 (trinta) dias para que a Secretaria Municipal de Transportes elabore e apresente Plano de Ação para recuperar o Sistema BRT, trazendo de volta o funcionamento digno do sistema BRT em todas as estações (incluindo a reabertura de estações que foram fechadas), com segurança garantida por meio da presença ativa da Guarda Municipal e/ou do programa Segurança Presente, e promovendo o aumento imediato e a manutenção da frota para evitar longas esperas nas estações e a lotação dos ônibus.

O plano deve ser avaliado pela Secretaria de Finanças.

Ação integrada

Ainda de acordo com a prefeitura do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) iniciou ontem (4), na Estação do BRT Santa Cruz, uma ação integrada com diversos órgãos municipais para oferecer um serviço de mais qualidade aos usuários do sistema e reduzir o risco de transmissão da covid-19. O trabalho também foi realizado no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. A operação contemplará as 26 estações com maior movimento de passageiros.

As intervenções terão a participação das secretarias de Ordem Pública, Saúde, Assistência Social e Conservação; Comlurb, CET-Rio, Rioluz e Subprefeituras, em conjunto com o BRT Rio, operador do sistema.

Além de distribuição de máscaras e orientações sobre protocolos sanitários, houve acolhimento da população em situação de rua, combate ao comércio ambulante e ao calote nas estações, além de recolhimento de lixo e reforço na iluminação, dentre outros serviços.

As 26 estações que serão beneficiadas são: Corredor TransCarioca: André Rocha, Aracy Cabral, Curicica, Madureira–Manaceia, Mercadão, Pinto Teles, Praça do Bandolim, Tanque, Taquara, Terminal Aroldo Melodia, Terminal Madureira– Paulo da Portela, Via Parque e Vicente de Carvalho. Corredor TransOeste: Bosque Marapendi, General Olímpio, Gláucio Gil, Magarça, Mato Alto, Nova Barra, Pingo D´Água, Recreio Shopping, Salvador Allende, Santa Cruz, Terminal Alvorada e Terminal Jardim Oceânico. Corredor TransOlímpica: Terminal Recreio.

Atualmente, há 56 estações fechadas. A SMTR planeja reabrir sete delas até o início de fevereiro: Pinto Teles, Bosque Marapendi (Módulo Expresso), ambas com previsão de voltar a funcionar já nesta segundafeira, Tanque (Módulo Expresso), André Rocha, General Olímpio, Nova Barra e Praça do Bandolim. Para reduzir a superlotação, a SMTR está desenvolvendo um estudo sobre a frota de ônibus e a demanda de passageiros.


POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.