A prefeitura de Saquarema revela que, ao contrário do que informa o governo estadual, a ocupação de leitos do município não está no seu limite máximo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ocupação geral está na casa dos 60%.. Desses, 53% dos leitos ocupados em enfermaria são exclusivos para pacientes da covid-19.
No Posto de Urgência de Saquarema, este percentual é de 50% de leitos ocupados. Já a ocupação dos leitos de CTI exclusivos para o COVID está em 70%.
“É muito importante que a população continue mantendo os cuidados de higiene e prevenção ao COVID. Mesmo com a ocupação um pouco acima da metade e com leitos ainda disponíveis na rede de saúde, não podemos relaxar e devemos continuar seguindo os protocolos de saúde”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.
É importante ressaltar que os dados emitidos pela Secretaria Estadual de Saúde são relativos ao dia 30 de dezembro. A atualização no sistema estadual é feita de forma mais lenta do que o sistema de leitos municipal. Assim, sempre haverá diferença entre os dados apresentados pelo Estado e os números reais de ocupação de leitos no município, que ficam disponíveis (e atualizados) diariamente no site oficial para acompanhamento do Covid-19 em Saquarema.