O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, participou em Teresópolis na manhã desta segunda-feira de uma reunião com representantes de associações de moradores e síndicos do conjunto habitacional Fazenda Ermitage, de Teresópolis, atingidos há 10 anos por fortes chuvas para ouvir as demandas e discutir melhorias para a região. O encontro foi realizado no bairro Granja e faz parte da agenda do governo na Região Serrana começada no domingo.
O objetivo é ouvir a população e ver de perto a situação dos moradores da Serra, principalmente em relação ao que não foi feito.
“No encontro, pude ter um panorama das principais necessidades. Transferi a sede do Governo do Estado por três dias para a Região Serrana para ouvir a população e também anunciar o trabalho que as secretarias estaduais estão realizando para garantir a segurança de todos, principalmente durante esse período de chuvas de verão”, explicou o governador, que se comprometeu em criar uma comissão fiscalizadora das obras em andamento nas cidades.
Entre as próximas obras previstas está a complementação da infraestrutura externa do conjunto Ermitage, que receberá ainda a adequação e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). No local, o Estado está construindo uma creche.
Também estão sendo planejadas obras complementares para controle de inundação e recuperação ambiental no Rio Príncipe. A previsão é que nos próximos meses sejam licitadas intervenções como a implantação de abastecimento de água e energia e tratamento de efluentes sanitários no Vale da Revolta, no Parque Estadual dos Três Picos; e a implementação de reservatório offline para amortecimento das cheias do Rio Príncipe.
Ouça a fala do governador em exercício, Cláudio Castro, aos moradores de Teresópolis: