O Vou Pro Sereno ou "VPS", como chamam os fãs, lança hoje (31) o seu mais recente projeto, o DVD, "A Força Do Nosso Som", um passeio nos 20, quase 21 anos de estrada do grupo, numa celebração ao samba e ao sambista, o que canta ou aquele que simplesmente carrega em sua veia este amor ao ritmo, que é nossa maior expressão musical.
Com distribuição assinada pela Sony, vem com 40 faixas, cinco inéditas, além das canções de mestres, responsáveis por clássicos que ficarão para sempre no legado musical brasileiro e até do mundo.
Formado em 1997 por Alex Sereno (Tantã e Voz), Júlio César (Pandeiro e Voz), Paulinho (Reco-reco e Voz) e Rodrigo Sereno (Violão e Voz), sua raiz é na Zona Oeste do Rio ("Alô Alô Realengo") e vem de berço sua relação com o samba. Surgiu como Sereno, que entre muitas andanças e shows, um dos grandes mestres vivos do samba, o músico Sombrinha (Ex- Fundo de Quintal), convidou o grupo para compor sua "banda base", chegando a um dos maiores teatros do país e um dos mais antigos do Rio, o Teatro João Caetano - Centro/RJ, ficando por várias temporadas.
Para o lançamento oficial da Força Do Nosso Som, um local muito especial para os músicos e toda a grande família que é o VPS e agregados foi escolhido: o Shopping Bangu, bairro que também é uma extensão de suas casas, o que faz da ação pra lá de especial.
Mais que um desafio, A Força Do Nosso Som traz a personalidade dos sambistas e de toda sua equipe, a começar pela produção musical, que é própria, da VPS Produções. Já a fonográfica tem o selo e assinatura da Sony Music. Passeia por clássicos e relembra pérolas de nomes como Candeias, Agepê, Arlindo Cruz, Almir Guineto, Délcio Luiz, Fundo De Quintal, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho e a dama do samba, Dona Ivone Lara, até Caetano Veloso, entre muitos outros bambas.
Com 40 canções, a primeira faixa tem um sentimento especial para o grupo e seus fãs, pois resgatou o que o carioca estava sentindo falta: aquele sambinha despretensioso, cheio de ginga, de energia trocada pelo remelexo de cada pessoa presente na famosa roda de samba do Vou Pro Sereno. Seguida pela canção do mestre Sombrinha, que dispensa comentários, logo após a dama do samba é representada no DVD. Entre muitas faixas de peso de história, destacam-se ainda a 17 e a 26, responsáveis pelo atual sucesso dos quatro sambistas, todos apaixonados pelo samba, família e futebol.
Nas participações, Reinaldo, referência, amigo e parceiro em muitos shows do Sereno participa de "Agora Viu que Perdeu e Chora", " Trapaças Do Amor" e "Sonhos"; - Ludmilla entra em cena com "Cheguei" para bagunçar ainda mais a roda. Mumuzinho, cria da região e amigo de longa data do grupo sobe ao palco 360º e apresenta seu sucesso, "Não Quero Despedida", além das canções 15 e 16 do disco. Marquinhos PQD, como não poderia deixar de ser canta seus sucessos, "Ogum" e "Deixa Clarear". Finalizando as parcerias do projeto, Xande De Pilares em "Zé Tambozeiro", "Marinheiro Só" e "Brincadeira Tem Hora".
"É um sonho até ousado, pois sempre tivemos a ideia de cantar samba, ter a raiz como nossa vertente e gravar os mestres. Conseguimos mostrar que o samba é de todos, é nosso maior legado cultural, é nossa verdade. Temos músicas próprias, mas porque não celebrar nossas preciosidades, homenagear nossos mestres e eles sabendo disso? É importante sim criar um acervo, mais importante ainda é levar adiante, fazer parte disso tudo de alguma forma. A Força Do Nosso Som é isso, juntos, somos muito mais fortes", conta Júlio Sereno.
"De início, muitas dúvidas apareceram, muitos questionamentos, mas decidimos que não se trata de um show para o Vou Pro Sereno. É uma homenagem a quem podemos celebrar e que eles saibam disso, mas infelizmente alguns já se foram. Nós fazemos parte disso, não queremos ser exclusivos, apenas estar numa grande família que é o samba, o som que acreditamos", explica Rodrigo Tchutchucão.
"Por mais de 20 anos nós corremos por rodas de samba, por casa de shows, dias sacrificados, outros muito alegres e divertidos. O que nos impulsionou até aqui foi nossa verdade, literalmente "A Força que O Nosso Som" nos fez seguir. Este DVD é uma grande festa que estamos fazendo pra nós, pro nosso público e uma maneira de agradecer aos mestres, que tanto fizeram para abrir caminhos para os novos", emociona-se Alex Sereno.
"Lançar este projeto no Bangu Shopping é realmente um feito. Nem imaginávamos que a antiga Fábrica Bangu se transformaria num palco. Somos cria desta região, somos gente da gente, daquelas que grita um oi pro vizinho e para quem esta passando, esse é o nosso samba diário. Não tem como expressar, como estamos felizes. Só temos que agradecer a Papai Do Céu, nossa família, a empresária Luciana Lopes e Márcio Kuko, a todos que fazem parte de cada ação, aos amigos, ao público e ao samba", agradece Paulinho Sereno.
Uma das maiores características da banda é a despretensão em só cantar músicas próprias ou programadas nos seus shows. O quarteto aposta na energia e no que vai embalar o público, com o melhor dos clássicos do samba, o clima local e a energia do momento. Estas situações é que ditam o Vou Pro Sereno em suas apresentações e sua força atual.