O Botafogo perdeu de 2 a 1 para o Santos na Vila Belmiro, neste domingo (17), pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar de ter feito um gol, o Glorioso jogou muito mal os 90 minutos e amarga a lanterna da competição. Com apenas 27 pontos possíveis para disputar, o Alvinegro está a nove pontos do primeiro time fora do Z4.
Logo no início do jogo, Pituca bateu de fora e a bola sobrou para Soteldo fazer o primeiro para abrir o marcador. Os mandantes continuaram pressionando o Glorioso. Numa jogada ensaiada em escanteio curto, Felipe Jonatan recebeu e tocou para Laércio, que não conseguiu finalizar bem. Aos 42, falta perto da linha de fundo e Soteldo bateu direto para boa defesa de Diego Loureiro. Dois minutos depois, Matheus Babi recebeu passe em profundidade e, quando entrou dentro da área, Laércio acabou derrubando o atacante. Na cobrança, Pedro Raul bateu bem para empatar o jogo.
O segundo tempo começou com Caio Jorge finalizando de fora. A bola passou rente à trave, quase surpreendendo o goleiro. Aos 13 minutos, em cobrança de falta, Marinho bateu muito bem, mas a bola carimbou o travessão. Poucos minutos depois, de novo Marinho bateu outra falta perigosa, mas o goleiro Diego Loureiro defendeu mais uma. Logo depois, o Peixe chegou de novo com perigo: Felipe Jonatan cruzou na área e Bruno Marques cabeceou firme para bela defesa de Diego. No lance seguinte, Pedro Raul recebeu na área e bateu cruzado para Wladimir fazer boa defesa. O Santos martelou a defesa botafoguense até que, aos 37 minutos, Soteldo cruzou na área para Bruno Marques subir sem marcação para cabecear no contrapé do goleiro e fazer o segundo do Peixe. Aos 44, Matheus Nascimento, que havia entrado no jogo, recebeu belo passe e marcou o gol, mas a arbitragem anulou marcando impedimento. O Alvinegro da Vila ainda chegou mais uma vez, nos acréscimos, com Marinho, que mandou mais uma bola na trave.
O resultado deixou o Alvinegro carioca a nove pontos do Fortaleza, o primeiro fora da zona de rebaixamento. Faltando apenas nove partidas, as chances de permanecer na Série A estão cada vez mais distantes. O próximo duelo será contra o Atlético Goianiense nesta quarta-feira (20).
FICHA TÉCNICA
SANTOS 2x1 BOTAFOGO
Gols: Soteldo, 3/1T (1-0), Pedro Raul, 46/1T (1-1) e Bruno Marques, 36/2 (2-1).
Data: 17 de janeiro de 2021
Hora: 16h
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartões amarelos: Laércio, Soteldo (SAN); Kevin (BOT)
SANTOS: Vladimir, Pará, Laércio, Alex e Felipe Jonatan; Diego Pituca, Sandry (Jean Mota) e Soteldo (Madson); Marinho (Arthur Gomes), Kaio Jorge (Bruno Marques) e Lucas Braga (Jobson). Técnico: Cuca
BOTAFOGO: Diego Loureiro; Kevin (Gustavo Cascardo), Marcelo Benevenuto, Kanu e Victor Luis; Zé Welison (Cícero), Caio Alexandre e Bruno Nazário (Lecaros); Kelvin (Davi Araújo), Matheus Babi e Pedro Raul (Matheus Nascimento). Técnico: Eduardo Barroca