A Prefeitura fez neste sábado (16/01), segundo dia das ações integradas para conscientização das medidas de proteção à vida da Secretaria Municipal de Saúde, 45 inspeções a estabelecimentos – com sete notificações sanitárias – e encerrou três festas clandestinas em diversos pontos da cidade. A operação, que continua neste domingo (17/01), incluindo na área de lazer do Aterro do Flamengo, acontece em locais de alto risco de alerta para Covid-19. Desde a noite de sexta-feira (15/01) até a madrugada deste domingo, foram 78 estabelecimentos inspecionados, três interditados (sendo duas casas de festas clandestinas) e 19 autos de infração sanitária lavrados.
O objetivo das operações, nesse momento, é orientar o público e proprietários quanto às normas de prevenção, além de corrigir situações flagradas, aplicando multa nos casos de descumprimento das orientações – resultando, até agora, em 19 autos de infração emitidos pelos fiscais do Instituto de Vigilância Sanitária (Ivisa).
Somente no sábado, agentes do Ivisa fizeram duas interdições por funcionamento clandestino: "Ilha Sunset", na Ilha do Ipê, na Barra da Tijuca; e “Churrasco Abençoado”, em Bangu, ambos na Zona Oeste. No mesmo dia, outro evento sem autorização – o “Xoxo” –, que também ocorria na região da Gigoia, foi interrompido pela Guarda Municipal. Na véspera, guardas municipais encerraram encontro gospel realizado nas areias da praia da Barra da Tijuca.
– Sem prejuízo das ações de conscientização, a Prefeitura do Rio não vai abrir mão de impedir eventos que contrariam as medidas de proteção à vida que estão em vigor. Esse trabalho é preventivo, para salvar vidas. Precisamos da colaboração de todos para reduzir os índices de vítimas da Covid-19 – declarou o secretário municipal de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Os comboios integrados pela Secretaria de Ordem Pública (Seop) com equipes da Defesa Civil, Vigilância Sanitária e Guarda Municipal, e apoio da Polícia Militar, percorreram, desde o início da operação, áreas comerciais de 16 bairros: Méier, Tijuca, Vila Isabel, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo, Bangu, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Lapa, Ilha do Governador, Lagoa, Largo do Machado e Aterro do Flamengo (área de lazer).
A Prefeitura divulgou nesta sexta-feira o segundo boletim epidemiológico da covid-19. No relatório, 28 regiões administrativas estão na faixa de risco alto para a doença e cinco outras têm classificação moderada.