Desde o início da gestão do novo governo de Eduardo Paes, para a subprefeitura da Grande Tijuca tem sido uma prioridade vistoriar as praças de toda região e fazer um levantamento das demandas e prioridades de cada local. A praça Xavier de Brito, na Tijuca, foi uma das primeiras a ser visitada pela equipe da subprefeitura.
De acordo com o subprefeito Wagner Coe, foram três visitas prévias até formarem um grande mutirão com a Secretaria de Conservação (Seconserva), a Fundação Parques e Jardins (FPJ) e a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), que pudesse resolver os principais problemas encontrados no local.
Ontem (20), no feriado de São Sebastião, todas as ações programadas e coordenadas ocorreram na conhecida “praça dos Cavalinhos”, que teve os alambrados do parquinho infantil consertados; troncos de árvores, antes abandonados no local, retirados; poda emergencial; plantio de novas mudas de árvores; e desentupimento dos bueiros e galerias, entre outros serviços.
"Foram plantadas 14 novas mudas de árvores na praça. É satisfatório verificar que ela já começou a ganhar cara nova, mas os trabalhos continuam ao longo desta semana", garantiu o subprefeito.
Foto: Divulgação
Outros locais já foram vistoriados pelas equipes. "Visitamos diversas praças: Saens Pena e Afonso Pena, na Tijuca; Edmundo Rego e Nobel, no Grajaú; Luis La Saigne e Niterói, no Maracanã; Barão de Drumond e Luiz Alves, em Vila Isabel; e do Alto da Boa Vista, entre outras. Algumas delas, inclusive, já tiveram alguns trabalhos iniciados. Relatórios de demandas estão sendo desenvolvidos, queremos chegar a todos os lugares e ir reorganizando os espaços públicos", assegurou Coe.
O trabalho integrado continua percorrendo toda a Grande Tijuca. O objetivo é identificar novas demandas e implementar ações imediatas para a recuperação desses locais. Desde o início do ano, os coordenadores de área da subprefeitura se dedicam à identificação das áreas que mais precisam de atenção. Segundo o subprefeito Wagner Coe, todas as vistorias feitas buscarão soluções através das devidas intervenções.