TOPO - PRINCIPAL 1190X148

No retorno às aulas presenciais, a ordem é acolher

'É necessário um planejamento que promova uma readaptação dos estudantes à realidade', diz professor

Por Portal Eu, Rio! em 21/01/2021 às 06:00:00

Foto: Divulgação

Na volta às aulas presenciais, em um cenário atípico, é preciso mais que medidas de segurança em relação à saúde. Para o diretor da rede Colégio Força Máxima, que acaba de inaugurar unidade em Campo Grande, professor Jhonatan Pache, o fundamental neste momento é considerar o acolhimento dos alunos. Segundo ele, assim como aconteceu com os adultos, a pandemia abalou psicologicamente as crianças e jovens, que sofreram grande impacto com a mudança da rotina por tantos meses, agravada com a ameaça de morte por Covid-19. Pache afirma que o papel dos professores neste momento é muito importante "Eles são os mais próximos dos alunos. Serão os primeiros a serem procurados para conversar, exteriorizar os sentimentos e falar das experiências. É preciso que se mostrem próximos e a disposição para ouvir e ajudá-los diante de qualquer desconforto. Até porque, muitos terão vivido as primeiras experiências da perda de um ente querido´, diz o professor.

Pache afirma que os professores devem ficar atentos em relação aos comportamentos dos estudantes e dispostos a ouví-los. ´A mudança na rotina dos pais, que tiveram mais tempo em casa porém, por conta do trabalho, não puderam se dedicar integralmente a eles, também pode impactá-los negativamente´ lembra.


Foto: Divulgação

"A volta às aulas presenciais é mais uma grande mudança na vida das crianças e jovens. É necessário um planejamento que promova uma readaptação à realidade, com os devidos cuidados que o momento exige, seguindo as orientações da Vigilância Sanitária e administrando o medo de contágio, que também é das famílias", explica o diretor. Segundo ele, cabe à escola, neste momento, ajudar os estudantes a lidarem com as próprias emoções, auxiliando-os no desenvolvimento de competências socio-emocionais para prepará-los para a vida profissional e social, como um todo.

'Depois de tanto tempo longe da escola, professores terão que lidar com o emocional abalado dos estudantes e a escola deve ser um espaço de conforto emocional. É preciso transmitir segurança, ouvi-los. Professores, gestores e equipes pedagógicas devem se mostrar à disposição dos estudantes, tanto durante as aulas presenciais quanto fora delas. Esse procedimento também é útil para entender o que cada estudante está passando para ajudá-los da melhor forma possível". Para isso, Pache propõe momentos de conversas individuais e em grupos, com o objetivo de promover uma reaproximação. O professor também lembra a importância da diversão e atividades lúdicas, que tornem o aprendizado mais leve.

Com relação ao conteúdo pedagógico, Pache diz que é preciso tolerância; "Deve-se rever expectativas em relação a conteúdos planejados e aos objetivos almejados", conclui.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.