A poesia celebra mais uma vez a língua portuguesa. A partir do dia 31 de agosto, será realizada a quinta edição do Encontro de Poetas da Língua Portuguesa (V EPLP). A abertura do evento será no Museu da República – Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. Depois do Rio, as cidades de Olinda, Recife, Lisboa (Portugal) e Luanda (Angola) sediarão a edição. O evento é gratuito,aberto ao público e com classificação livre.
Teve início nesta sexta-feira (31) a quinta edição do Encontro de Poetas da Língua Portuguesa. O evento também terá programações no sábado (1º). O local do encontro é o Museu da República, no Catete, na Zona Sul do Rio.
Segundo Mariza Sorriso, poeta e organizadora da iniciativa, o projeto, que teve seu princípio em 2013, visa integrar e reunir anualmente poetas de todos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), além de dar a conhecer a arte e a cultura de todo o mundo lusófono.
De acordo com a organizadora da iniciativa, a poetiza Mariza Sorriso, o projeto visa integrar e reunir anualmente poetas de todos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), além de dar a conhecer a arte e a cultura de todo o mundo lusófono. Ela relembrou que o primeiro evento do tipo foi realizado ha 5 anos, em 2013. Além disso, a poetiza comentou o que o público sobre o lançamento da antologia comemorativa do encontro, "A Poesia do Fado e dos Tambores", da Dowslley Editora.
"Apresentamos o fado representando o colonizador e os tambores as ex-colônias de Portugal. Ao todo, são 273 poemas de 135 poetas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe" explicou.
Mariza também destacou que o desejo é integrar o maior número de poetas lusófonos, incluindo alguns que, por questões socioeconômicas, não teriam chance de serem ouvidos ou lidos.
Depois do Rio, as cidades de Olinda, Recife (ambas em Pernambuco), Lisboa (Portugal) e Luanda (Angola) sediarão a edição. O evento é gratuito, aberto ao público e com classificação livre.