O Botafogo perdeu por 4 a 0 para o Grêmio, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, em partida disputada na tarde deste sábado, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Os donos da casa construíram o placar com Jael (2), Alisson e André. Com o resultado o Glorioso manteve os 25 pontos, caindo para 13ª colocação. Já o tricolor gaúcho chegou aos 40 pontos, entrando temporariamente no G4.
O jogo começou com as duas equipes tendo dificuldades, mas com o Grêmio ligeiramente melhor, tanto que quase abriram o placar aos 7 minutos, quando Luan cobrou falta na área e Cícero cabeceou por cima do gol de Saulo, que no minuto seguinte protagonizaria o lance que deu origem ao primeiro gol gremista. Tudo começou quando Yago recuou mal forçando o goleiro a tirar a bola de qualquer jeito, ela acabou sobrando para Luan que chutou, mas a bola bateu no braço de Joel Carli, pênalti. Jael cobrou e marcou seu primeiro gol no jogo.
Apesar do domínio, o Grêmio só chegou com perigo mais uma vez aos 31, quando Luan cruzou pela direita na área. Jael recebeu e chutou no travessão. Aos 44, o centroavante fez valer a sua fama de cruel e ampliou o placar ao receber lançamento de Cícero, dominar e chutar, vencendo Saulo mais uma vez.
Botafogo sem resistência
O segundo tempo começou como foi praticamente todo o primeiro, com o Grêmio pressionando o Botafogo em seu campo de defesa. Aos 2 minutos, Cícero quase ampliou em rebote de falta cobrada por Luan, mas Saulo defendeu. Aos 7 minutos, foi a vez da trave salvar o Glorioso quando Everton pegou uma sobra de bola. O terceiro gol era questão de tempo e ele veio aos 15 depois de uma boa troca de passes gremistas. Alisson tentou de longe e fez um golaço. O golpe de misericórdia veio aos 29, quando Joel Carli mais uma vez cometeu pênalti tocando na bola, dessa vez em um chute de André. Ele mesmo cobrou e fechou o placar na Arena do Grêmio.
Agora, o Botafogo tentará a recuperação diante do Cruzeiro, no Estádio Nilton Santos, na quarta-feira (05), às 19h30. Já o Grêmio encara o Santos, na quinta-feira, às 19h, no Pacaembu.
Ficha Técnica
Grêmio 4 x 0 Botafogo
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos(Fifa-BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA).
Renda: R$ 538.966,00
Público Total: 16.589
Cartão amarelo: Cícero, Cortez (Grêmio), Joel Carli, Marcelo, Rodrigo Pimpão (Botafogo)
Gol: Jael (Grêmio), aos 11 minutos e 44 minutos do primeiro tempo, Alisson (Grêmio), aos 15 minutos e André (Grêmio), aos 30 minutos do segundo tempo.
Grêmio: Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon (Alisson), Cícero (Douglas), Alisson e Luan; Everton e Jael (André). Técnico: Renato Portaluppi.
Botafogo: Saulo, Marcinho, Joel Carli, Yago e Moisés; Jean, Matheus Fernandes (Marcelo), Luiz Fernando (Rodrigo Pimpão) e Leonardo Valencia; Erik e Brenner (Aguirre). Técnico: Zé Ricardo.