TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Troca tem sido solução entre imóveis de alto gabarito no país

2021 será marcado pelo aquecimento do mercado imobiliário no Rio de Janeiro

Por Portal Eu, Rio! em 02/02/2021 às 06:00:00

Foto: Divulgação

Um carioca, que tinha apartamento na Lagoa, trocou por um imóvel no Leblon - com atendimento personalizado e rapidez na transação. A solução tem sido cada vez mais adotada nas grandes capitais do país.

Assim como ocorreu no ano passado, 2021 também será marcado pelo aquecimento do mercado imobiliário no Rio de Janeiro. A baixa taxa de juros e as boas condições de financiamento continuarão a impulsionar as negociações - seja para quem quer investir ou para finalmente conseguir comprar aquele apartamento dos sonhos.

Mas muita gente esbarra em um entrave na hora de buscar o novo lar. Afinal, como comprar um apartamento sem vender o atual? Além de procurar um imóvel adequado ao seu perfil, fatores como uma reforma, por exemplo, exigem tempo e planejamento pessoal e financeiro. De quebra, muitas vezes o comprador tem que se hospedar na casa de parentes ou em hotéis antes de se mudar para a casa nova.

Uma solução cada vez mais adotada pelos clientes da Loft, startup que facilita a compra de imóveis com preços e informações verificados, é a troca de apartamentos. A empresa acaba de realizar sua primeira troca de imóveis no Rio de Janeiro - onde atua há cerca de um ano, com operação em 14 bairros da zona sul da capital fluminense.

A cliente carioca tinha um apartamento para vender na Lagoa e queria comprar um no Leblon. A publicação do imóvel dela na plataforma da Loft facilitou a negociação, que levou cerca de dois meses. A empresa fez uma proposta de compra, a cliente se interessou pela possibilidade de troca, passou a procurar imóveis disponíveis no portfólio e achou o que queria após algumas visitas.

Com segurança, atendimento personalizado, avaliação precisa do valor do imóvel e rapidez na transação, a troca tem sido cada vez mais uma opção para os clientes. “É um bom negócio. O cliente se sente seguro: vê seu apartamento ser bem avaliado e tem a segurança de saber que há um fundo imobiliário por trás”, diz Andréa Pugnaloni, Líder de Vendas da Loft no Rio. “Além disso, os imóveis passam por um severo processo de diligência para que não haja surpresas com documentação e temos profissionais especializados acompanhando cada fase do processo”.

Expertise

No ano passado, para se ter uma ideia, o volume de apartamentos negociados por meio desse tipo de serviço quase triplicou na comparação entre o segundo e o terceiro trimestres de 2020 - em plena pandemia - em São Paulo. Em agosto, por exemplo, 50% das compras da Loft foram por meio de trocas.

"Somos o único player do mercado a realizar o serviço nesse modelo. Como compramos imóveis, temos a facilidade e a expertise para proporcionar uma boa experiência para os nossos clientes”, diz Bruno Raposo, Diretor Geral de Transações Imobiliárias da Loft.


Equipe da startup Loft. Foto: Divulgação

Como funciona?

O processo é simples. O cliente pode entrar em contato com a Loft para vender ou comprar um imóvel através da troca. A maior parte dos interessados são clientes que desejam vender o seu imóvel para comprar outro. Fazendo uma analogia com uma concessionária de automóveis por exemplo, a Loft compra o imóvel do cliente e esse imóvel vale dinheiro na compra de outro imóvel dentro da plataforma.

Após cadastrar o apartamento na Loft ou anunciar na plataforma de anúncios de imóveis da startup, a empresa avalia quais os objetivos de venda do proprietário. Se for identificado que ele deseja vender para comprar outro imóvel e o apartamento for de interesse da empresa, a Loft encaminha uma proposta personalizada com apartamentos dentro das características esperadas pelo cliente.

O proprietário pode optar por mudar para um apartamento maior e pagar o valor restante ou o contrário: escolher um menor, receber a diferença e ainda financiá-lo, se preferir.



POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.