Depois de um ano em que a pandemia causou tantos danos à classe artística, 2021 chega com uma boa novidade. Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, terá seu primeiro festival competitivo de esquetes - o Esqueterê. O principal objetivo é fomentar a cultura da cidade, apresentando diversos trabalhos e promovendo várias reflexões sobre o cenário teatral.
O festival foi idealizado pelo ator Beto Corrêa, nascido em Teresópolis. Bacharel em Artes Cênicas, ele acredita que o festival possa contribuir com a cultura da região e também estimular mais eventos teatrais. "A ideia é que o Esqueterê aconteça todos os anos, proporcionando um panorama do teatro contemporâneo praticado por estudantes, profissionais e amadores", diz ele.
A equipe aceitará vídeos de todo país. Serão 24 esquetes selecionadas com a apresentação de oito esquetes por dia. No dia seguinte à cada apresentação, haverá um debate com representantes dos grupos e um moderador.
As cenas serão gravadas no teatro do Sesc de Teresópolis pela equipe de produção, sem plateia, respeitando todos os protocolos de segurança da COVID-19, nos dias 5, 6, 7, 9 e 10 de março.
A apresentação online será nos dias 24, 25, 26 de março. No dia 27 acontecerá a MOSTRA ESQUETERÊ CONVIDA com grupos de Teresópolis, que trabalham encenando várias linguagens, como dança e circo. No dia 28, terá a premiação e as finalistas serão exibidas online novamente.
A inscrição estão abertas e devem ser realizadas através do site www.esquetere.com.br até o dia 18 de fevereiro e o resultado das selecionadas será divulgado dia 1 de março. O grupo precisará preencher um formulário com a sinopse da esquete, histórico do grupo, proposta de encenação, dados do responsável e um link do vídeo na íntegra da esquete inscrita.
Prêmios
Serão 9 mil reais em prêmios:
3 melhores esquetes (2.000,00 cada)
1 melhor esquete juro popular (1.500,00)
2 Melhor interpretação (250,00 cada)
1 melhor figurino (250,00)
1 melhor direção (250,00)
1 melhor texto original (250,00)
1 melhor concepção cenográfica (250,00