Dentre várias denúncias que assolavam a Câmara de Vereadores de Mesquita, a que existiria funcionários fantasmas, ainda é alvo de muitas investigações. Para inibir a prática e garantir transparência na Câmara Municipal de Mesquita, a vereadora Ana Cris Gêmeas (PSD), única mulher eleita para o próximo pleito (2021/2024), protocolou na secretaria da Câmara, a regulamentação do Projeto de Lei (PL), nº 074/2021 que institui a implementação do ponto biométrico para funcionários e vereadores da Casa de Leis, para que os horários fossem cumpridos efetivamente, de acordo com cada cargo exercido.
A vereadora, que está em seu primeiro cargo político, diz que essa já era uma prática que deveria estar em funcionamento. “O ponto biométrico vai dar total transparência desta Casa de Leis e inviabilizando qualquer possibilidade de funcionários fantasmas, e dando garantias que os funcionários e vereadores possam cumprir seus horários com rigor, fazendo jus ao dinheiro do povo”, ressaltou Ana Cris Gêmeas.
No PL, a legisladora indica que as horas não computadas e as faltas sejam descontadas diretamente da folha de pagamento, não só dos servidores, mas de todos os funcionários, nomeados, concursados e vereadores. "Assim como qualquer trabalhador, todos temos que cumprir nossos horários, comparecer nas sessões legislativas; assim como também é também um ato que visa garantir os direitos de qualquer trabalhador'', disse.
O PL foi protocolado na secretaria da câmara e será votado na próxima Sessão Legislativa, que acontecerá no dia 18/02.