TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Festival Viva Percussão Verão reúne grandes nomes da MPB neste carnaval

Evento inclui festival, workshop online e oficinas presenciais para jovens no Morro dos Macacos

Por Portal Eu, Rio! em 13/02/2021 às 07:00:00

Marcos Suzano é o curador do festival. Foto: Divulgação

Vem aí a quarta edição do Festival Viva Percussão Verão, que este ano acontecerá durante o Carnaval, cheio de participações especiais. A versão 2021 terá workshops online e apresentações musicais. Além disso, incluirá oficinas presenciais no Instituto Dom Pixote, no Morro dos Macacos, no início do mês de março. O evento será transmitido hoje, sábado (13), a partir das 14h (workshops) e 18h (shows), pelo Canal do YouTube do Viva Percussão.

O Festival Viva Percussão foi criado por Marcelo Amaro. Percussionista, cantor, compositor, educador musical, produtor executivo e musical do projeto Viva Percussão, Marcelo se dedica à música há 25 anos. O projeto, que foi contemplado com o Prêmio Fomento a Todas às Artes, é uma realização do Viva Percussão e tem produção da Espiral Soluções Socioculturais, através da Prefeitura do Rio com a Lei Federal Emergencial Aldir Blanc.

“São grandes profissionais e amigos que participam deste encontro de trocas de conhecimentos de saberes e vivências dentro dos caminhos percussivos”, explica Marcelo. “O Festival Viva Percussão é uma forma de confraternizar e mostrar ao público as novidades que estão sendo cultivadas por esses profissionais incríveis que o Brasil tem”, completa.


Marcelo Amaro. Foto: Carla Vieira

Marcos Suzano abre shows às 18h

A programação inicia às 14h com as Oficinas de Percussão Brasileira. O primeiro tema é percussão afro-brasileira, com as dicas e ensinamentos especiais de Djalma Corrêa (14h) e de Carlos Negreiros (15h). Em seguida, Beloba (16h) e Marcos Esguleba (17h) vão falar e mostrar a percussão do samba.

“Para manter o isolamento social, os workshops serão realizados nas casas de cada um dos percussionistas, mantendo todas as regras de segurança e proteção à saúde. É uma ótima oportunidade para obter dicas sobre como começar a tocar e sobre a prática dos instrumentos musicais de percussão preferidos destes grandes músicos”, afirma Marcelo.

Entre as atrações está Marcos Suzano, que participa do Festival desde sua primeira edição, em 2018. Este ano, assim como em 2019, ele será o curador do evento. Sendo assim, é ele que vai abrir as apresentações musicais do Festival Viva Percussão com um show solo, às 18h.

Em seguida participarão Marco Lobo (18h30), Pandeiro Repique Duo (19h), o diretor musical Tuti Rodrigues e Fabrício Reis (19h30), Nene Brown e Pedrinho (20h), Lan Lanh (20h30). Marcelo Amaro e Joás Santos vão encerrar a programação às 21h.

“A Percussão significa o pulsar do coração e, nesse momento, que rufem os tambores para o combate à Covid-19, através da vacina”, comemora Marcelo.

Oficinas darão origem a uma Orquestra
Uma das novidades do Festival Viva Percussão este ano são as oficinas de instrumentos presenciais para jovens de 7 a 16 anos, na ONG Dom Pixote, no Morro dos Macacos. A ideia é deixar como legado a Orquestra Viva Percussão que terá atividades frequentes na comunidade.

“O projeto ministrará duas oficinas de confecção de instrumentos musicais étnicos e apresentações. Queremos potencializar talentos da favela e transformar esses jovens em multiplicadores nas atividades culturais e educativas realizadas junto a ONG Dom Pixote”, explica Marcelo.

Confira a programação completa:
Festival Viva Percussão de Verão
Dia 13 de fevereiro de 2021, a partir das 14h
Canal do Viva Percussão no YouTube

Workshops:
14h - Djalma Corrêa Percussão afro-brasileira (afinação e a utilização do trio de congas, o uso dos sinos na percussão e toques no grande tambor, o sopapo)
15h - Carlos Negreiros Percussão afro-brasileira (uso da voz na percussão, tambor de língua e toques no atabaque)
16h - Beloba Percussão de samba (Tantã e a caixa de guerra)
17h - Marcos Esguleba - Percussão de samba (pandeiro, repique de mão, tamborim e prato e faca)

Shows:
18h – Marcos Suzano
18h30 – Marco Lobo
19h - Pandeiro Repique Duo
19h30 - Tuti Rodrigues e Fabrício Reis
20h - Nene Brown e Pedrinho
20h30 - Lan Lanh
21h - Marcelo Amaro e Joás Santos

Sobre o Viva Percussão
O Festival Viva Percussão foi criado e realizado pelo percussionista, cantor, compositor e educador musical Marcelo Amaro, em 16 de outubro de 2018. O nome foi inspirado na faixa-título do 2° EP autoral do próprio Marcelo Amaro, "Viva a Percussão". O projeto tem a missão de reforçar e celebrar a significativa importância do percussionista brasileiro.

A criação do Festival é inspirada em eventos emblemáticos, como o Montreux Jazz Festival e o PercPan. Um dos objetivos é traçar diálogos percussivos a partir do Samba, célula rítmica da música brasileira, e suas origens. Entre elas, a Cabula, o Semba, e o Jongo, além de ritmos musicais emblemáticos de norte a sul do País, como o Maracatu, Tambor de Crioula, Chula Raiada, Carimbó, Coco, Moçambique e o Bumba meu boi. O projeto vai além do Festival e tem como meta fomentar, difundir, propagar os fundamentos e valores da percussão brasileira na música e na sociedade em que vivemos.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.