Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, na Região dos Lagos, promoverá, na quinta-feira (6), o I Fórum Municipal de Políticas Educacionais. O evento contará com nova gestão da pasta e representantes da comunidade escolar do município. O objetivo da iniciativa é dialogar sobre as demandas apontadas pela rede e encontrar soluções propostas pela própria comunidade, votadas em plenária pelos representantes eleitos nas escolas.
O Fórum contará com a participação de mais de 300 representantes, incluindo pais de alunos, professores, diretores de escolas, diretores do SEPE Lagos, o sindicato da categoria na região. Conselhos de Acompanhamento e Controle Social e da Secretaria, além de alguns outros convidados.
O secretário de Educação, Claudio Leitão, afirmou que a iniciativa mostra a postura política da atual gestão em conversar com todas as pessoas envolvidas com a educação em Cabo Frio.
“A realização dos Fóruns Municipais de Educação reitera a nossa posição de ampliar e intensificar o diálogo com a rede municipal de ensino, promovendo um processo de democratização direta que possa trazer todo o corpo docente como também a comunidade escolar para esse diálogo de aproximação. Assim, podemos juntos, construir avanços mais significativos para a educação do município”.
A secretária-adjunta da pasta, Denize Alvarenga, ressaltou a importância da participação da comunidade escolar. Ela afirmou ser necessários ouvir o que os profissionais têm a dizer antes de se tomar medidas voltadas para a educação municipal.
“O fórum tem um caráter coletivo para que as pessoas possam contribuir nas deliberações emanadas pela Secretaria de Educação. Estamos colocando em prática o nosso princípio da horizontalidade. Queremos ouvir o que a rede pensa sobre a própria rede e traçar políticas públicas educacionais de forma coletiva”, afirmou Denize.
Fórum Municipal de Políticas Educacionais acontecerá a partir das 8 horas, no auditório do Colégio Estadual Miguel Couto, localizado na Rua 13 de novembro, 51, Centro de Cabo Frio