TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Centro de Artes Casa da Rua do Amor, em Santa Cruz, retoma programação cultural

De 20/2 a 27/3 espetáculos teatrais e oficinas aos sábados na programação gratuita do projeto 'Manutenção Casa da Rua do Amor'

Por Portal Eu, Rio! em 18/02/2021 às 06:00:00

Foto: Divulgação

Projeto financiado pelo Edital Retomada Cultural pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro por meio da Lei Aldir Blanc. Peças teatrais, contação de histórias e oficinas são os destaques da volta da programação presencial do Centro de Artes Casa da Rua do Amor.

As Oficinas de Artes Integradas Permanentes já estão a todo vapor e ficam, semanalmente, até o dia 23 de abril. Inscrições abertas!


Rodrigo Veras, Giselle Flôr e Luiz Vaz, gestores do Centro de Artes Casa da Rua do Amor. Foto: Divulgação

Neste sábado (20), às 19h, começam as apresentações no Teatro a Céu Aberto do Saquassu e antes de cada atração o grupo vai ministrar uma oficina, às 16h. O primeiro convidado é o Grupo Misturando Histórias com a oficina “Elementos Indígenas” e o espetáculo “Contos Indígenas”.


Foto: Divulgação

Essas ações abrem o projeto “Manutenção Casa da Rua do Amor” dedicado às crianças, jovens e aos adultos em Santa Cruz. Assim como os teatros e cinemas, os espaços culturais se adaptam para a retomada das atividades com segurança e dentro dos protocolos sanitários para prevenção do COVID-19.

É seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) que os atores e gestores culturais Giselle Flôr e Rodrigo Veras apresentam a nova programação. Eles fazem parte da 7 Phocus Cia. de Teatro e também da Cooperativa de Dinamizadores de Arte e Cultura do Estado do Rio de Janeiro que ocupam a Casa e reabrem as portas para o público da Zona Oeste e adjacências.

- É muito gratificante a gente ver a Casa retomando as suas atividades culturais depois de um ano em que ficamos com tudo parado em relação à cultura. Mas, mesmo na pandemia, a Casa teve um papel social muito importante, pois fomos uma das instituições que junto ao movimento voluntário União Rio, entregamos cestas básicas para as famílias em vulnerabilidade social do entorno do espaço. Agora com a possibilidade dessa retomada voltaremos ao atendimento à carência de arte e cultura dos moradores do bairro de Santa Cruz – explica Giselle.


Foto: Divulgação

O Centro de Artes Casa da Rua do Amor fica na Rua do Amor, nº 3 e está localizado no limite entre dois sub-bairros: Saquassu (Santa Cruz) e Urucânia (Paciência). Sua história, que começa em 2007 com o trabalho e a determinação dos artistas populares da região até hoje reforça uma programação diversificada que une teatro, música, artes plásticas e literatura.

- Nossa programação foi pensada tanto para atender ao público da Casa, que geralmente é formado pelos próprios moradores do entorno, quanto aos artistas que atuam na Zona Oeste. Sabemos que o setor cultural foi muito afetado com a pandemia e a Lei Aldir Blanc proporciona essa retomada que é um grande respiro para nós, os artistas – finaliza Rodrigo, que é também músico da Cia 7 Phocus Cia. de Teatro, a qual Giselle é diretora.


Foto: Divulgação

MANUTENÇÃO CASA DA RUA DO AMOR – PROGRAMAÇÃO

Para participar das OFICINAS nos dias das apresentações não é necessário fazer inscrição, basta chegar 30 minutos antes e aguardar a distribuição de senhas apenas PARA 10 PARTICIPANTES.

• DIAS/ OFICINAS (grátis, 16h às 17h) / APRESENTAÇÕES (às 9h, com entrada franca):

20/02

• OFICINA: Elementos Indígenas (Dauá Puri).

ESPETÁCULO: “Contos Indígenas”. Infantojuvenil. Livre adaptação de Josy Louzada. Com Grupo Misturando Histórias. Direção: Josimeire Louzada. Duração: 45 minutos. Classificação indicativa: livre.

SINOPSE:

É preciso resgatar as histórias dos povos para que permaneçam vivas na memória das futuras gerações. É por isso que o Grupo Misturando Histórias separou duas belas lendas para contar “Como nasceram as estrelas” (Clarice Lispector) e a “Lenda da Mandioca” (folclore brasileiro).

27/02

• OFICINA: Contação de Histórias (Lucia Moraes).

• ESPETÁCULO: Saia Rodada de Histórias - Uma Viagem Pelo Mundo. Infantojuvenil. Adaptação de Rodrigo Veras e Giselle Flôr. Com a 7 Phocus Cia De Teatro. Direção: Giselle Flôr. Duração: 60 minutos. Classificação indicativa: livre.

SINOPSE:

Era uma vez uma saia mágica que ao ser girada fazia com que muitas histórias saíssem da memória e fossem contadas. Ao possuir essa saia dois andarilhos decidem sair de cidade em cidade para contar as alegrias e tristezas de histórias populares contadas pelo mundo afora.

06/03

• OFICINA: Teatro Lambe-Lambe (Grupo Depois do Ensaio).

• ESPETÁCULO: Mostra De Teatro Lambe-Lambe. Teatro de animação. Com encenação e direção do Grupo Depois Do Ensaio. Duração: 60 a 90 minutos. Classificação indicativa: livre.

SINOPSE:

A Mostra de Teatro Lambe-Lambe narra quatro histórias diferentes, contadas dentro de quatro caixas, que têm em comum o tema da profunda busca do ser humano. Cada história é narrada para um ou até dois espectadores por vez e tem duração de dois a dois minutos e meio cada uma.

13/03

• OFICINA: Jogos teatrais (Alexandre Damascena).

• ESPETÁCULO: CASAS. Tragicomédia. Texto e direção de Alexandre Damascena. Com a Cia. Do Invisível. Duração: 60 minutos. Classificação indicativa: 12 anos.

SINOPSE:

A peça é estruturada em torno de pequenas histórias e memórias partilhadas pelos atores. Memórias de suas casas, memórias cinematográficas, literárias e relatos que escutaram ao longo da vida. São pequenos dramas partilhados em cena que formam um mosaico de possibilidades. Não existe uma definição única de casa, por isso, o título da peça está no plural.

20/03

• OFICINA: O Teatro do Improviso (Júlio Venâncio)

• ESPETÁCULO: Vende-se uma Geladeira Azul. Tragicomédia. Texto de Rafael Cal. Com a COMBI - Companhia Brasileira de Interpretação. Direção de Júlio Venâncio. Duração: 70 minutos. Classificação indicativa: 16 anos.

SINOPSE:

A peça discute as relações familiares tomando como ponto de partida a herança deixa pela avó de Anna, Bernardo e João: Uma geladeira azul velha. Ciúme, inveja, raiva e imaturidade estão do lado da leveza e da alegria que só as crianças carregam; as brigas que só os irmãos têm na infância convivem com as disputas que só os adultos são capazes de criar. Junto a isso, a incapacidade latente de se aproximarem uns dos outros, e até mesmo, de se amarem para além das diferenças do passado e do presente.

27/03

• Às 17h

• "O Esquadrão Anti-vírus”. Com o Grupo O Teatro do Ambulante (A contrapartida desse grupo ao invés de oficina será a apresentação do espetáculo infantojuvenil)

SINOPSE:

Inédito. Inspirado na luta da humanidade contra a pandemia da Covid19, conta a história de três super-heróis que lutam contra doenças virais no Brasil, integrantes da “Gangue dos Vírus”. A peça fala da importância da higiene, do combate aos movimentos “antivacina” e fake news, do fomento e respeito à ciência, da necessidade da preservação ambiental e da vigilância contra a água parada nas residências, foco de mosquitos.

• ESPETÁCULO: A Terra é Plana. Tragicomédia. Com o Grupo O Teatro do Ambulante. Texto e direção de André Faxas. Duração: 60 minutos. Classificação indicativa: 16 anos.

SINOPSE: Conta a história de 3 personagens na sala de espera de uma agência bancária, durante o “auge” da pandemia da Covid-19 no Brasil, em maio de 2020. Gil, 60 anos; Carlos, 35 anos e Daniele, 23 anos; de opiniões diferentes enquanto aguardam o atendimento, tecem um debate muito comum nos tempos atuais, sobre política, religião, ciência e costumes. Durante o espetáculo, as personagens vão falando de suas vidas pessoais e de como e porquê, a sociedade moderna chegou a tal grau de intolerância e ignorância.

Centro de Artes Casa da Rua do Amor

OFICINAS DE ARTES INTEGRADAS PERMANENTES / OFICINEIROS

Inscrições abertas!

Manhã – 9 às 11h

• Segunda-feira: Cordas Dedilhadas (Dinamizador: Isac Cesário)

• Quarta-feira: Contação de História e Escrita Criativa (Dinamizador: Cláudia Gomes)

• Sexta-feira: Teatro Jovem e Adulto (Dinamizador: Júlio Venâncio)

Tarde – 14 às 16h

• Segunda-feira: Brinquedos e Brincadeiras (Dinamizador: Luiz Vaz e José Luiz)

• Quarta-feira: Circo – Palhaçaria e Arte Mágica (Dinamizador: Marcos Vinícius)

SERVIÇO:

FEVEREIRO/2021, grátis.

Projeto “Manutenção Casa da Rua do Amor”, sempre aos sábados com oficinas às 16h e espetáculos às 19h.

20/02

OFICINA: Elementos Indígenas (Dauá Puri).

ESPETÁCULO: “Contos Indígenas”. Infantojuvenil. Livre adaptação de Josy Louzada. Com Grupo Misturando Histórias. Direção: Josimeire Louzada. Duração: 45 minutos. Classificação indicativa: livre.

27/2

OFICINA: Contação de Histórias (Lucia Moraes).

ESPETÁCULO: Saia Rodada de Histórias - Uma Viagem Pelo Mundo. Infantojuvenil. Adaptação de Rodrigo Veras e Giselle Flôr. Com a 7 Phocus Cia De Teatro. Giselle Flôr. Duração: 60 minutos. Classificação indicativa: livre.

LOCAL: Teatro a Céu Aberto do Saquassu (Centro de Artes Casa da Rua do Amor)

ENDEREÇO: Rua do Amor, nº 3, Santa Cruz, Rio de Janeiro.

MAIS INFORMAÇÕES: (21) 984720089

CAPACIDADE: 70 lugares, reduzida para 25 LUGARES (é obrigatório o uso de máscara)

Facebook/ Instagram: @casadaruadoamor



POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.