O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, confirmou em sua conta no twitter nesta segunda-feira (22) que fará nova licitação para definir uma nova concessionária para administrar a Linha Amarela e com a redução do valor do pedágio.
A concessionária Lamsa cobrava R$ 7,50 por cada passagem pelo pedágio da via. Muitos motoristas que iam e voltavam pela Linha Amarela em um mesmo dia reclamavam de ter que desembolsar R$ 15 diários pelo pedágio.
Paes alegou que em 2015 tentou uma negociação com a Lamsa, mas a concessionária se manteve irredutível e não reduziu o valor do pedágio.
No domingo (21), o secretário de Governo e Integridade, Marcelo Calero, participou de uma ação de encampação do prédio administrativo da Linha Amarela, junto ao pedágio. Com ele, integrantes da prefeitura fizeram um inventário dos bens da concessionária.
A transferência da Linha Amarela para o município foi determinada pela Justiça e deve ser realizada até o próximo sábado. A previsão é de que uma nova concessionária seja definida já no próximo semestre, quando novos valores serão cobrados pelo pedágio.