Fazer exames em crianças é sempre um desafio para os pais. Os pequenos costumam sentir medo de procedimentos, mesmo quando não envolvem agulhas. Soma-se a isto o fato de serem assintomáticas e temos, então, um baixo índice de exames para covid-19 realizados em crianças. Mas um novo teste, simples e indolor, pode ajudar, especialmente neste momento retorno a escolas e atividades esportivas.
Um dos locais que realiza este procedimento é o Laboratório Lach, no Jardim Botânico, onde já está disponível o PCR salivar para Covid. O teste é feito pela saliva e fica pronto no mesmo dia, podendo até ser solicitado pedido de urgência (com resultados em duas horas). “Muitas vezes, um dos pais testa positivo e prefere não testar a criança assintomática, uma vez que toda a família acaba tendo mesmo que cumprir o isolamento. Mas com o retorno às aulas, alguns sintomas que são comuns a outras viroses acabam preocupando os responsáveis”, comenta Bárbara Pereira, especialista em Imunohematologia pela UFRJ e biomédica responsável pelo Lach. “Como o PCR intranasal é bastante incômodo para os pequenos, esse novo exame é uma excelente opção para crianças e até mesmo para alguns adultos mais sensíveis e idosos”, completa.
O teste salivar tem 85% de sensibilidade, mas vale ressaltar que não é aceito em alguns países, portanto, é preciso checar em caso de viagem. A biomédica ensina que, em qualquer caso de exame, o ideal é explicar antes para a criança como será todo o procedimento. “Crianças se sentem mais seguras quando sabem o que vai acontecer com elas. Por isso, o ideal é detalhar o passo a passo”, comenta.
Foto: Divulgação
O ambiente da coleta também precisa ser adequado para as crianças. “Aqui no Lach temos um cantinho especial para crianças, com elementos lúdicos, brinquedos e outras distrações que ajudam muito no momento da coleta”, completa Bárbara.