TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Governadores e prefeitos percorrem o mundo por vacinas contra a covid-19

Decisão do STF une governadores e prefeitos em busca da vacina conta o novo coronavírus

Por Portal Eu, Rio! em 28/02/2021 às 08:30:07

Estados e municípios podem comprar vacinas, caso o governo federal atrase. Foto: Arquivo

A vacinação contra a covid-19 por parte do governo federal pode ganhar um reforço inspirado nos Três Mosqueteiros. Com a liberação dos Estados para a compra de vacinas, o governador Flávio Dino (PCdoB), em entrevista à CNN, disse que os colegas vão adotar o lema “Um por todos, todos por um”, e quem conseguir a primeira compra divide o resultado com os demais.

A alusão de Dino ao romance de Alexandre Dumas tem motivo. Vários governadores estão tendo problemas para encontrar vacinas que possam chegar em tempo adequado para conter a pandemia. Apesar das negociações com os laboratórios estarem avançadas, tudo ainda permanece na base da promessa.

Prefeituras mobilizadas

Além de governadores, os integrantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que reúne cerca de 100 integrantes, formalizam a criação de um consórcio para a compra de vacinas contra a covid-19. A ação está marcada para esta segunda-feira (1).

O presidente da FNP, Jonas Donizetti (PSDB), disse à CNN que a pimeira opção é esperar a aquisição dos imunizantes pelo governo fedeal. “Mas não podemos ficar de braços cruzados”, acrescentou.

Os prefeitos também vão visitar a União Química, produtora da Sputnik V. A visita está marcada para a próxima semana. A falta de doses para as campanhas municipais de vacinação e o esgotamento da capacidade das redes de saúde preocupam os prefeitos.

A Sputnik V foi rejeitada pela Anvisa por falta de documentos. Mesmo assim, os prefeitos visitam a produção da vacina. Já as prefeituras de São Paulo e Salvador negociam com a Pfizer, cuja vacina jã tem aval da Anvisa.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.