Nos dias 3 e 4 de março teremos a primeira rodada do Campeonato Carioca 2021. Mas a partida entre Flamengo e Nova Iguaçu foi antecipada para esta terça-feira (2), marcando a abertura da competição com o atual campeão enfrentando o vencedor da Preliminar que promoveu um clube à elite do futebol estadual no Rio de Janeiro.
Este primeiro confronto será no Maracanã. O time mandante acaba de conquistar o octacampeonato do Brasileirão e possui a maior torcida do Brasil. Mas nós vamos conhecer melhor, a partir de hoje, o visitante. O Nova Iguaçu será o primeiro da série de oito times de menor investimento que o Portal, Eu, Rio! trará para os internautas.
Geralmente, eles chegam no início do campeonato mais focados e melhores preparados do que os chamados times grandes, porque iniciam a pré-temporada com antecedência. Este é um fator de equilíbrio nas primeiras rodadas. Porém, com a pandemia, a temporada 2020 terminou apenas em fevereiro de 2021. Os titulares rubro-negros irão descansar por duas semana e o Nova Iguaçu ainda nem sabe exatamente qual time terá de enfrentar.
Volta à elite do Cariocão após três anos
Depois de lidar com a queda no ano passado, o Nova Iguaçu encarou a extinta Série B1, foi campeão, e passou para a fase preliminar, com mais cinco outros clubes – América, Americano, Cabofriense, Friburguense e Sampaio Corrêa.
Alcançou 23 pontos de 30 possíveis, mantendo a invencibilidade dentro de casa, no Estádio Jânio Moraes, conhecido como Laranjão. Mas só garantiu o acesso a principal competição na última rodada, empatando com a Cabofriense, já nos acréscimos, com gol de cabeça de Gilberto.
O empate em 1 a 1 garantiu a tão desejada vaga na Taça Guanabara, que o time irá disputar sob o comando do técnico Carlos Vitor, que completou 28 anos de casa, enfrentando justamente o atual campeão na estreia do campeonato.
Gilberto comemora o gol que levou o Nova Iguaçu À elite do futebol carioca. Foto: Vitor Melo/Nova Iguaçu
“Agora é ter sabedoria, entender a competição. A gente sabe da importância que é para o Nova Iguaçu se manter na primeira divisão do Carioca. Seremos muito estratégicos com relação a isso, para que a gente dê continuidade ao nosso trabalho, sem perder nossa identidade, humildade, alma. Vamos buscar fazer um Carioca digno daquilo que sabemos que somos capazes”, disse o treinador.
Outro que prega a humildade como fator importante no desejo de manutenção na série A do estadual é o capitão Raphael Neuhaus, atleta de 29 anos que iniciou no Audax e vai para segunda temporada no "Orgulho da Baixada".
“Acho que fomos premiados neste trabalho de oito meses, que vem com um resultado incontestável de campeão da série B e da Seletiva. Sabemos aonde podemos ir, nossos defeitos e qualidades. Sabemos que nossa humildade nos trouxe até aqui. Temos que continuar fazer o que tem dado certo para permanecer na série A em 2022”, afirma o zagueiro.
Zinho foi um dos idealizadores do Nova Iguaçu
À princípio, o clube surgiu da iniciativa de 25 profissionais liberais, um deles o presidente Jânio Moraes, que está à frente do Nova Iguaçu desde a sua fundação. Tem um estádio próprio, com capacidade para 4.700 pessoas, que oficialmente leva o nome do mandatário, mas todos conhecem como "Laranjão".
Aliás, a cor laranja é uma homenagem à cidade, que foi uma das maiores exportadoras da fruta na década de 30. Ela está no uniforme, sendo motivo dos apelidos "Carrossel da Baixada" e "Laranja Mecânica da Baixada", em alusão à seleção holandesa.
O ex-jogador e atual comentarista Zinho foi um dos idealizadores do Nova Iguaçu e Zico participou da cessão do terreno de 135 mil metros quadrados para construção do Centro de Treinamento, na época em que foi secretário de Esportes no governo Collor.
O "Orgulho da Baixada" estreou no futebol profissional em 1994, jogando pela série B do Campeonato Estadual. Mas só chegou à elite em 2006, onde permaneceu por dois anos.
Em 2013 competiu pela primeira vez no Campeonato Brasileiro, série D, por ter vencido a Copa Rio em 2012.
São 30 anos de história, com participação em 11 temporadas do Campeonato Carioca e 11 títulos.
Primeiro clube do Rio com Certificado de Clube Formador
Em 2013, o Nova Iguaçu se tornou a primeira instituição esportiva do Rio de Janeiro a obter o Certificado de Clube Formador, cumprindo todas as exigências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O documento, além de atestar o bom trabalho feito na base, garante participação em eventuais negociações de atletas ou indenizações em caso do jogador, com mínimo de 14 anos, assinar com outro clube.