Diversas secretarias da Prefeitura de Mangaratiba, junto com as Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), deflagraram uma operação conjunta para combater crimes ambientais, furtos de energia e construções irregulares no distrito de Conceição de Jacareí. A ação, que contou ainda com a parceria da empresa ENEL e da Polícia Ambiental, terminou com armas e materiais apreendidos, construções embargadas e até demolidas.
Foto: Divulgação
De acordo com o Secretário de Segurança e Trânsito de Mangaratiba, Norberto Marques, a operação foi montada pela 165° DP em parceria com os demais órgãos envolvidos, não só para coibir crimes contra o meio ambiente e construções irregulares, mas também prevenir o surgimento de áreas suscetíveis ao domínio de organizações criminosas.
Além de visitar diferentes pontos do distrito de Conceição de Jacareí, as equipes de fiscalização também estiveram na Zona de Amortecimento da APA do Parque Estadual do Cunhambebe, cuja fiscalização da área edificante é realizada pela Prefeitura. No local, diversas autuações foram realizadas.
Foto: Divulgação
De acordo com dados divulgados pela Polícia Civil e os órgãos participantes, a operação terminou com uma construção demolida, nove obras embargadas, 17 autos de infração/notificação emitidos e diversas armas de fogo, munições e instrumentos de caça apreendidos. A ENEL também flagrou e destruiu oito pontos de furto de energia. Todo material recolhido foi levado para a 165° DP.
"Só nos últimos meses, essa já é a terceira operação que realizamos para coibir práticas criminosas dentro ou no entorno de áreas de proteção ambiental. Vamos continuar mapeando esses espaços e faremos quantas mobilizações forem necessárias para impedir que construções e ações ilegais aconteçam dentro do patrimônio natural de Mangaratiba", explicou o Delegado Titular da 165° DP, Anderson Ribeiro.
Foto: Divulgação
Também participaram da operação o Secretário Municipal de Ordem Pública, Júnior Agra, o Subsecretário de Fiscalização de Obras e Posturas, Rodrigo Medeiros, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e do Grupamento de Proteção Ambiental, além de representantes do Parque Estadual do Cunhambebe.