TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Neurocirurgiã muda a vida de centenas de mulheres com cannabis medicinal

Patrícia Montagner, uma das maiores prescritoras de cannabis medicinal do país, é referência sobre o assunto

Por Portal Eu, Rio! em 07/03/2021 às 10:00:00

Foto: Divulgação

Aplacar as queixas das mulheres que sofrem com dor crônica, desde dores da coluna vertebral, fibromialgia, enxaqueca, dor neuropática, endometriose e dor pélvica crônica que chegam em seu consultório, tem sido, desde 2015, um dos maiores desafios da neurocirurgiã Patrícia Montagner. A busca por soluções terapêuticas mais seguras e eficazes para seus pacientes a levou à cannabis medicinal. Patrícia é, hoje, uma das principais referências na prescrição deste medicamento, com cerca de 900 pacientes espalhados por todo o país.

Em sua clínica em Florianópolis/SC, 65% de seus pacientes são mulheres e a maioria se encontra na meia idade. Elas vão em busca de alívio para as mais variadas doenças, especialmente a fibromialgia, a enxaqueca, a endometriose e a dor neuropática, entre outras. Para a médica, ao contrário do que imaginava fazer quando decidiu se especializar em neurocirurgia no Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, os pacientes que chegam até a clínica o fazem para resolver um problema que acomete cerca de 20 a 30% da população mundial: a dor crônica.

"Quando vi que os resultados eram limitados para quadros degenerativos de coluna, apesar de ter me especializado em procedimentos minimamente invasivos para dor, nos Estados Unidos, os obstáculos enfrentados diante da insuficiência de terapias farmacológicas disponíveis para tratar da dor crônica, que produzia efeitos colaterais desagradáveis e por vezes agregava mais problemas ao paciente, me conduziram à cannabis medicinal", relata ela. Foi então que Patrícia se aprofundou no assunto, tornando-se uma entusiasta do estudo do Sistema Endocanabinoide e do uso medicinal dos derivados canabinoides, ao se confrontar com resultados animadores em centenas de casos que atendeu e em milhares de estudos científicos disponíveis sobre o tema.

Apesar do preconceito e da resistência que ainda enfrenta por parte da comunidade médica e da sociedade em geral, os benefícios da planta ganham cada vez mais adeptos, o que tem feito muitos profissionais de saúde ampliarem o conhecimento e a busca pela formação para a aplicação do extrato, feito a partir da planta da Cannabis. Ciente desta demanda e da importância de aumentar o número de médicos prescritores no Brasil, Patrícia acaba de lançar a WeCann Academy, a primeira plataforma internacional de educação médica em Sistema Endocanabinode do país, que conta com a participação de experts de várias partes do mundo todo, todos com ampla experiência prescritiva.

"Quero democratizar o conhecimento sobre os resultados positivos obtidos com a cannabis medicinal aos meus colegas médicos, a fim de combater o preconceito com informação técnica de qualidade, utilizando ciência em benefício do paciente. Empoderar meus colegas com esse conhecimento de potencial disruptivo para que usem essa ferramenta terapêutica na melhora da qualidade de vida de centenas e milhares de pessoas portadoras de doenças graves, incapacitantes e refratárias às terapêuticas habituais é o meu legado como como médica, empresária e como mulher", conta ela.

Sobre Patrícia Montagner:

Médica neurocirurgiã, graduada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e em Administração em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas, Patrícia Montagner é diretora técnica da Clínica NeuroVinci, localizada na grande Florianópolis (SC), onde acompanha mais de 900 pacientes que fazem uso regular de Cannabis medicinal. Certificada pelo World Institute of Pain (WIP) para procedimentos minimamente invasivos em dor (Fellow of Interventional Pain Practice), é também, colaboradora médica da Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal, a AMA+ME.


Patrícia Montagner, neurocirurgiã. Foto: Divulgação

Sobre a Wecann Academy:

Formada por experts de alto nível de diversos países, o programa de Certificação Internacional em Medicina Endocanabinoide da WeCann Academy é totalmente online e contempla os fundamentos do Sistema Endocanabinoide (Endocannabinoid System-ECS) e os conceitos-chave em torno da Cannabis medicinal, apoiando-se em evidências científicas e na ampla experiência prescritiva de seu corpo técnico. Serão oferecidas masterclasses, aulas complementares, sessões de atualização sobre os mais recentes estudos publicados, mentoria para discussão de casos clínicos e uma apostila digital com um rico detalhamento técnico. Com um corpo docente composto por 14 renomados especialistas do Brasil e do exterior, recebeu, ainda, a chancela da International Association for Cannabinoid Medicines - IACM, a mais antiga e respeitável sociedade médica de Cannabis medicinal, sediada na Alemanha, dedicada aos estudos de medicamentos à base de cannabis e derivados canabinoides e coordenada há 20 anos pelo médico alemão Franjo Grotenhermen, referência internacional no tema, que também participará das mentorias oferecidas aos alunos da WeCann.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.