Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Fake News eleitoral

Ministério Público Eleitoral pede que conteúdos falsos contra Jean Willys sejam removidos

De acordo com órgão, existe material ofensivo no YouTube, Facebook e Twitter


Foto: Reprodução/Facebook/Ascom Jean Willys
A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) mostrou-se favorável ao pedido do deputado federal Jean Willys (PSOL/RJ), candidato à reeleição, para que as redes sociais YouTube, Facebook e Twitter retirem do ar vídeos com afirmação difamatória. Os pedidos serão analisados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE/RJ), que já havia concedido anteriormente pedido liminar obrigando o YouTube a não disponibilizar material com conteúdo ofensivo ao político.

A PRE afirma que a situação viola claramente os limites da liberdade de expressão e que as fake news são absolutamente ofensivas ao candidato. De acordo com a procuradora regional eleitoral auxiliar, Adriana de Farias, o conteúdo de tudo o que foi publicado tem o intuito de manchar a imagem de Jean Willys.

"O material tem como única finalidade denegrir a sua imagem e, consequentemente, prejudicar as suas aspirações nas eleições deste ano", afirmou a procuradora.

Para a Procuradoria, nada justifica que materiais como esses sejam divulgados e mantidos no ar, principalmente quando evidenciam a finalidade de prejudicar algum candidato. Ainda de acordo com a manifestação do PRE "cabe à Justiça Eleitoral restabelecer a igualdade entre os candidatos, a legitimidade e a normalidade do pleito eleitoral".
Jean Willys MPE-RJ TRE-RJ Fake News

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!