TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Líder do Campeonato Carioca, Portuguesa da Ilha venceu Vasco e Flu

Próximo jogo da equipe é contra o Volta Redonda no Estádio Luso-Brasileiro

Por Rosária Farage em 09/03/2021 às 18:02:35

Foto: Divulgação/Nathan Diniz

No próximo domingo (14), a Portuguesa da Ilha voltará a jogar no Luso-Brasileiro, atuando pela terceira rodada do Campeonato Carioca 2021, contra o Volta Redonda, às 15h30.

O estádio tem 56 anos de existência e é a casa da Associação Atlética Portuguesa do Rio de Janeiro, clube que está há seis anos na elite do futebol carioca e assumiu a liderança da competição após golear o Fluminense no Maracanã.

Aliás, a Lusa Rubro-Verde, que figura entre os oito times de menor investimento no Cariocão atual, venceu dois dos times chamados grandes nas primeiras rodadas: o Vasco, por 1 a 0, em São Januário, e o Fluminense, por 3 a 0, também na casa do adversário.

Somando seis pontos, mesma pontuação do Flamengo, a Lusa Rubro-verde tornou-se líder por saldo de gols. Tem quatro marcados e nenhum sofrido até momento, enquanto que o rubro-negro balançou as redes três vezes.


Foto: Divulgação Nathan Diniz

Lusa carioca sonha com vaga nas semifinais

A Portuguesa teve uma boa preparação para pré-temporada e encara o sexto Campeonato Carioca Série A consecutivo.

A diretoria, com a comissão técnica e jogadores, traçou uma meta ousada, mas possível de ser cumprida: conquistar pela primeira vez na história uma vaga nas semifinais do campeonato.

Para isso, contratações pontuais foram feitas. O time, que apresentou um bom desempenho na Série D do Campeonato Brasileiro em 2020, foi reforçado.

A sonhada vaga nas semifinais do Estadual vem batendo na trave há alguns anos. Em 2018, ano em que a Lusa fez a melhor campanha da história no atual formato do campeonato, a equipe deixou escapar por um triz a vaga tanto na Taça Guanabara, para o Boavista, quanto na Taça Rio, para o Flamengo.

No ano passado, um empate contra o Botafogo, em um jogo que a Lusa foi melhor que o adversário, tirou a chance de avançar de fase.


Foto: Divulgação Nathan Diniz

Atletas experientes foram mapeados e são reforços

O presidente Marcelo Barros acredita no plantel que vem montando e está otimista com uma boa performance.

“Esse vai ser um ano difícil financeiramente para todos os clubes envolvidos com futebol. A pandemia diminuiu receitas e o poderio de investimento, mas a Lusa fez um grande esforço para ter um time competitivo, que possa jogar de igual com todas as equipes”, afirma Marcelo.

Para isso, segundo o presidente, o mercado de jogadores foi bem mapeado e a busca aos atletas experientes, com rodagem no Brasileirão das séries B e C, foi objetivada para fortalecer ainda mais o grupo.

Os volantes Everton Heleno e Wellington Cézar, que fizeram uma boa competição pelo Botafogo-PB, chegaram como reforços para a Lusa.

O meia-atacante Robert, ex-Barcelona e Fluminense, também está entre as novidades.

O meia Romarinho retornou à Lusa após um período emprestado ao Brasiliense e o atacante Jhulliam, destaque em 2020, também voltou.

Ainda para o ataque, Rafael Oliveira, com passagens por times de Norte e Nordeste, agregou ainda mais força ao elenco. Assim como Hugo Cabral, de 31 anos, com passagens em times tradicionais do Brasil.

O estádio já teve grandes jogos dos times do estado, como o clássico Flamengo e Botafogo (em 2005, 2016, 2017 e 2018), em parceria realizada com a Lusa.


Foto: Divulgação Nathan Diniz

Curiosidades do estádio Luso-Brasileiro

O primeiro gol de goleiro da história do futebol foi no Luso. Foi em 1970, em um jogo do Flamengo contra o Madureira, marcado por Ubirajara, de tiro de meta (na época era válido ainda).

O Estádio Luso-Brasileiro já foi um Jóquei Clube, ou seja, um hipódromo. O Jóquei Clube Guanabara funcionou de 1961 a 1963 e depois foi vendido para a Portuguesa-RJ.

O estádio foi tombado como patrimônio histórico e cultural do munícipio do Rio de Janeiro em 2019.

Energia sustentável e capacidade para seis mil pessoas

Já em 2020 foi colocada energia solar em todo o estádio. São mais de 760 placas solares, o que torna o estádio e a Lusa pioneiras nesta energia sustentável em estádios de futebol. Atualmente, o Luso possui capacidade para seis mil pessoas e possui refletores.


POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.