O processo seletivo para trabalhar, em caráter temporário, nas pesquisas do IBGE pode ser uma boa opção para quem procura emprego. São oferecidas 5.623 vagas para Agente de Pesquisas e Mapeamento e 552 para Supervisor de Coleta e Qualidade, distribuídas em 520 municípios em todos os estados brasileiros.
Já 300 para Agente de Pesquisas por Telefone e 25 para Supervisor de Pesquisas, apenas para o município do Rio de Janeiro. As inscrições começam nesta quinta-feira (11) nos sites do Cebraspe e do IBFC, bancas organizadoras.
Para Agente de Pesquisas e Mapeamento, a remuneração é de R$ 1.387,50 e a jornada de trabalho de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias.
As inscrições, que vão até o dia 26 de março, têm taxa no valor de R$ 33,98. O candidato poderá optar pelo município em que deseja concorrer à vaga e também aquele onde realizará a prova, dentre as opções disponíveis.
O interessado precisa ter ensino médio completo, mas nenhuma experiência profissional é exigida. Entre as atribuições do Agente de Pesquisas e Mapeamento estão a visitação a domicílios e estabelecimentos, em locais selecionados de acordo com o tema a ser pesquisado, para a coleta de dados visando à realização de pesquisas de natureza estatística.
O agente irá agendar e realizar entrevistas presenciais ou por telefone, registrando os dados em questionários, além de dar suporte à atualização dos levantamentos geográficos que estruturam a execução das pesquisas, entre outras atividades.
A prova objetiva será realizada no dia 2 de maio nos municípios em que há vagas, das 13h às 17h. As questões abrangerão conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Ética no Serviço Público e Geografia.