Uma realidade bem conhecida, mas com fotos inéditas que revelam parte da rotina de vida de alguns dos moradores do sertão. Esse é o tema da exposição "Sertões", no Espaço Cultural Correios, no Centro de Niterói.
O responsável pela exposição é o fotógrafo e publicitário Dimitrius Borja. Ele participou de uma expedição geológica realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2016, viajando de ônibus por mais de 6 mil quilômetros pelo interior da Bahia, Pernambuco, Ceará e Paraíba.
Em entrevista ao "Portal Eu, Rio!", Dimitrius revelou que, por viajar com frequência para a casa dos avós em Goiás, sempre se sentiu atraído pela vida simples do campo, além de ser um apaixonado pela natureza. O fotógrafo credita a esse sentimento a inspiração para as fotografias que ele registrou no Nordeste.
Dimitrius também revelou que de todos os cenários que ele fotografou, um registro, em especial, lhe chamou muito a atenção e até hoje se sente mexido com a cena.
"Todos os lugares que eu passei têm uma beleza incrível. Mas uma que me chamou a atenção foi em Euclides da Cunha, no interior da Bahia. Naquele lugar não chovia há cinco anos. De repente, me avisaram que a chuva vinha à minha direita e tirei a foto. Esse cenário me deixou muito emocionado", contou o fotógrafo.
A exposição "Sertões" está aberta ao público até 27 de setembro com entrada gratuita. O Espaço Cultural Correios fica na Rua Visconde do Rio Branco, no Centro de Niterói, próximo da estação das barcas