O prefeito de Maricá (RJ), Fabiano Horta (PT), determinou hoje a "compra imediata" de 400 mil doses da vacina russa Sputnik V contra a covid-19. O objetivo, segundo ele, é vacinar toda a população da cidade fluminense.
"Com a sanção de lei federal permitindo a compra de vacinas pelos municípios, determinei aos órgãos municipais que tomem as providências necessárias para a compra imediata de 400 mil doses da Sputnik V. Assim, vacinaremos toda a população de Maricá", escreveu ele, nas redes sociais.
Foto: Reprodução Twitter
A lei citada foi Horta refere-se ao PL, aprovado pelo Congresso, que autoriza os estados, os municípios e o setor privado a comprarem vacinas contra a covid-19 com registro ou autorização temporária de uso no Brasil. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou a lei.
Segundo a União Química, empresa que deve produzir o imunizante russo no Brasil, é possível que ainda neste mês a farmacêutica receba autorização para o uso emergencial da Sputnik. No entanto, a mesma previsão foi dada em fevereiro. O acordo que traz vacinas da Rússia, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, depende do aval da Anvisa.
A eficácia da Sputnik V é de 91,6%, segundo dados publicados na revista científica The Lancet.