O que Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo têm em comum durante a parada do Campeonato Brasileiro? Os quatro clubes já projetam o seu segundo semestre. O técnico Maurício Barbieri e o presidente Eduardo Bandeira de Mello deram pistas sobre a movimentação do elenco durante a realização da Copa do Mundo da Rússia.
De acordo com a imprensa inglesa, Lucas Paquetá, que tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2020, interessa ao Manchester City. A sondagem do time de Gabriel Jesus para levar o meia não assusta o presidente - no que depender dele, o craque ficará no clube por anos. "Não tenho conhecimento de propostas pelo Lucas Paquetá. Ele está bem no Flamengo. Está satisfeito aqui e o Flamengo satisfeito com ele. Deixa ele com a gente", resumiu Bandeira sobre o jogador.
Existe a possibilidade de saída de mais dois atletas do elenco rubro-negro. O lateral esquerdo, Miguel Trauco, que vai disputar a Copa do Mundo pela Seleção Peruana, foi procurado por representantes do Olympique de Marselha, da França. Outra, é a de Willian Arão, que está em litígio com a torcida e tem proposta do Trabzonspor, da Turquia.
A direção do Vasco diz que monitora o mercado e não descarta a contratação de reforços para compor o elenco após a contratação do técnico Jorginho. Segundo o presidente Alexandre Campello, a prioridade da comissão técnica será lançar novos garotos da base. "O Vasco, hoje, passa por um momento delicado, que precisa da base. Então, esse é o nosso foco. A ideia é de que 1/3 do nosso elenco seja formado por jogadores criados no clube. Para isso, precisa de um trabalho de estrutura", afirmou o dirigente.
O Fluminense está de olho no mercado e busca reforços para a sequência da temporada. Porém, o presidente Pedro Abad lembrou que, diante da situação financeira delicada, não há espaços para erros. O objetivo do dirigente é buscar nomes que possam qualificar a equipe. "A gente precisa de algumas peças pontuais, a diretoria entende isso, eu e toda a comissão técnica. Mas precisamos ter muita calma para não cometer erros do passado, desesperar. Precisamos buscar jogadores que vão trazer, realmente, acréscimo de rendimento dentro de campo em relação ao que temos hoje", revelou o dirigente.
Recentemente, a imprensa da Espanha noticiou o interesse do Vilarreal em levar o meia Matheus Fernandes já na próxima janela de transferências. Anderson Barros, no entanto, garante que não recebeu nenhuma consulta nesse sentido. Segundo o diretor executivo de futebol, há a necessidade de se reforçar as finanças alvinegras. "O Matheus Fernandes passou por todas as Seleções de base e a gente acredita ter um perfil muito interessante para o mercado. Acredito que possa acontecer negócio também. Se constatarmos que será positivo para o Botafogo, daremos prosseguimento. Porém, ainda não chegou proposta oficial para ele", disse o dirigente sobre o prata da casa.
Crédito das Fotos:
Eduardo Bandeira de Mello - Gilvan de Souza / ASCOM CR Flamengo
Alexandre Campello - Paulo Fernandes / ASCOM CR Vasco
Pedro Abad - Lucas Merçon / ASCOM Fluminense FC
Anderson Barros - Vitor Silva / SSPress