Na zona intemediária da tabela, Fluminense, 12º colocado, com 28 pontos, e Botafogo, 15º lugar, com 26 pontos, se enfrentam nesse domingo (9), no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, preocupados em não se aproximar da zona do rebaixamento. Enquanto o time tricolor tenta superar a má fase - três jogos consecutivos sem vitória -, a equipe alvinegra aposta no novo padrão tático.
Na preleção de sábado, o técnico Zé Ricardo chamou a atenção do grupo para a necessidade de entrar focado na partida.
"O nosso pensamento é sempre o de ganhar os jogos e sabemos que não podemos adiar a conquista de pontos. Na derrota de 4 a 0 para o Grêmio, o time foi muito mal. Evoluímos e jogamos muito bem contra o Cruzeiro, mas só empatamos. Esta evolução precisa ser constante, mas precisamos de um grande resultado no clássico, mesmo sabendo como é complicado enfrentar o Fluminense", disse Zé Ricardo.
Já o técnico Marcelo Oliveira exige mais determinação da equipe.
"Temos que ser eficientes em alguns aspectos, como por exemplo, a capacidade de finalizarmos. Acho que é um pouco de ansiedade, não falo de competência. As jogadas foram criadas. É o trabalho. O futebol por vezes é assim. Contra o Botafogo precisamos progredir neste aspecto", disse Oliveira.
O volante Richard ressaltou durante a entrevista coletiva que existe a pressão pela sequência de maus resultados.
"Estamos chateados, pois a gente sempre quer a vitória e estamos lutando pelos resultados, que não acontecem. Contra o Botafogo vamos trabalhar para interromper esta sequência", disse o volante Richard.
O Botafogo não contará com o zagueiro Joel Carli e o volante Jean, suspensos por cartão amarelo. O primeiro será substituído por Igor Rabello, que volta de suspensão. Com isso, Yago segue entre os titulares. Jean será substituído por Matheus Fernandes.
No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Botafogo venceu por 2 a 1, gols de Rodrigo Lindoso e Kieza para o time alvinegro, com Pedro descontando.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X BOTAFOGO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Leirson Peng Martins (RS)
FLUMINENSE: Júlio César, Léo, Gum, Digão e Ayrton Lucas; Richard, Dodi e Luciano; Everaldo, Matheus Alessandro e Kayke. Técnico: Marcelo Oliveira
BOTAFOGO: Saulo, Marcinho, Igor Rabello, Yago e Moisés; Rodrigo Lindoso, Gustavo Bochecha, Matheus Fernandes e Luiz Fernando; Erik e Kieza. Técnico: Zé Ricardo