A novela Rafinha se alongou mais do que se imaginava. Desde que voltou ao Rio de Janeiro, há 37 dias, parecia que a diretoria fecharia rapidamente com o lateral. Alguns membros que dirigem o clube divergem das negociações envolvendo o atleta.
Apesar disso, há a sensação de que ambos os lados não querem adiar muito mais. O desejo é resolver tudo até o fim de semana. Rafinha já afirmou publicamente que aceitou as condições apresentadas, apesar de na prática não ser um acordo. Por outro lado, dentro do próprio Flamengo ainda há uma divergência entre o futebol e o comando do clube sobre incluir mais um salário alto no elenco em plena pandemia.
O orçamento para 2021 foi feito em outubro para ser aprovado e a expectativa era de que a partir de abril, haveria a volta do público, porém, a previsão de R$ 100 milhões da bilheteria dificilmente vai se concretizar. Rafinha segue no Rio de Janeiro e vem se preparando individualmente na praia, com treinos diários e jogando futevôlei.
Além do Rubro-Negro, o lateral desperta interesse de outros clubes do Brasil e quer decidir onde vai jogar em 2021 para não perder pré-temporada.