Premiar o talento, independentemente da cor da pele. Parece que essa é a intenção da Academia, na 93ª edição do Oscar, a maior premiação do cinema mundial, que vai acontecer no dia 25 de abril. Seis atores e atrizes negros e negras estão na lista dos indicados. Alguns, velhos conhecidos do público brasileiro por terem brilhado em produções que fizeram muito sucesso por aqui.
Na categoria Melhor Atriz, Viola Davis disputa a estatueta pela atuação em “A voz suprema do Blues”. Essa é a quarta indicação de Viola, sendo duas como coadjuvante e duas como protagonista. Em 2017, a atriz americana levou o prêmio de melhor coadjuvante, pela atuação em “Um limite entre nós”.
Viola Davis. Foto: Divulgação
Também na categoria Melhor Atriz, Andra Day concorre ao prêmio pela atuação em “The United States vs. Billie Holiday”. A norte-americana tem 36 anos e essa é a sua primeira indicação.
Andra Day. Foto: Divulgação
Os outros 4 negros indicados ao Oscar 2021 são homens. Pelo menos 3 deles, bem conhecidos do público brasileiro. Chadwick Boseman, o protagonista de “O Pantera Negra”, concorre ao Oscar de Melhor Ator, pela atuação em “A voz suprema do Blues”. A indicação é in memoriam, já que Chadwick morreu em 2020, vítima de um câncer. O ator da Carolina do Norte tinha 34 anos.
Chadwick Boseman. Foto: Divulgação
Na disputa pelo prêmio de melhor ator coadjuvante estão os também negros Daniel Kaluuya e Lakeith Stanfield, pelas performances em “Judas e o messias negro”, e Leslie Odom Jr, pela atuação em “Uma noite em Miami”. Kaluuya e Stanfield já brindaram os amantes do cinema no premiadíssimo filme “Corra”.
Daniel Kaluuya. Foto: Divulgação
Além das atrizes negras e atores negros selecionados, a 93ª edição do Oscar conta ainda com a indicação de um asiático e de um muçulmano. Por conta da pandemia do coronavírus, a cerimônia de premiação vai acontecer de forma presencial e remota. Os indicados poderão acompanhar a entrega do prêmio em casa, se assim preferirem. O evento está marcado para o dia 25 de abril e, inclusive, pode acontecer simultaneamente em dois locais físicos. Essa seria uma forma da Academia se enquadrar às regras de distanciamento.
Lakeith Stanfield. Foto: Divulgação
INDICAÇÕES NA CATEGORIA MELHOR FILME
Judas e o Messias Negro
Mank
Minari
Nomadland
Bela Vingança
O Som do Silêncio
Os 7 de Chicago
Meu pai
Leslie Odom Jr. Foto: Divulgação