TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

MPRJ recomenda que governador vete PL que nomeia Maracanã como 'Estádio Rei Pelé'

Projeto quer mudar nome oficial do Estádio do Maracanã, de 'Jornalista Mário Filho' para 'Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé'

Por Portal Eu, Rio! em 20/03/2021 às 12:39:34

Foto: Divulgação RioTur

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital, expediu Recomendação para que o governador do Estado em exercício, Cláudio Castro, vete o projeto de lei que modificaria o nome oficial do Estádio do Maracanã, de 'Jornalista Mário Filho' para 'Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé'. O objetivo é evitar a violação ao patrimônio imaterial dos torcedores-consumidores.

A recomendação ressalta que o esporte é um direito fundamental social pela Constituição e que, nesse âmbito, destaca-se o futebol em todas as suas projeções, "como é o caso, no Rio de Janeiro, do lendário Estádio 'Jornalista Mário Filho' (Maracanã), que integra a identidade cultural carioca, nos termos do Decreto Municipal nº 35.877/2012". Aponta, ainda, que a identidade cultural integra o patrimônio cultural imaterial "que, entre outros aspectos, revela as heranças e as marcas características de uma coletividade, que não podem ser tocadas, sendo, portanto, intangíveis".

De acordo com a Recomendação, eventual modificação do nome oficial do estádio poderá implicar afronta aos direitos sociais do consumidor torcedor. O MPRJ leva em consideração que, no último dia 9, os deputados da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) aprovaram, em regime de urgência, projeto de lei para rebatizar o Maracanã. A próxima etapa do processo legislativo é a sanção ou veto pelo governador em exercício. O MPRJ pediu que o Governador responda em até cinco dias.



POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.