Uma das grandes preocupações das pessoas, principalmente as que têm insônia, é sobre as olheiras profundas. Uma das famosas que ficou conhecida pelo problema, em rede nacional, foi Amanda Djehdian, da 15ª edição do Big Brother Brasil. Por isso, o preenchimento de olheiras é um procedimento que vem sendo muito procurado. Camilla Garritano, uma das cirurgiãs dentistas mais renomadas do Rio, especialista em harmonização facial e rejuvenescimento, concedeu entrevista ao Portal Eu, Rio! sobre o procedimento estético.
Camila Garritano. Foto: Divulgação
Portal Eu, Rio!: Como é feito o preenchimento de ácido hialurônico nas olheiras?
Camilla Garritano: De modo geral, o ácido hialurônico é depositado em micropérolas na região, fazendo inicialmente uma subcorreção. Ao longo dos dias, após o procedimento, o ácido depositado vai hidratando e devolvendo volume para a região.
PER: Quanto tempo dura o efeito do preenchimento com ácido hialurônico?
CG: Não existe uma regra. Depende do organismo do paciente, depende de quanto tempo está fazendo tratamento, se tem respeitado as orientações passadas na consulta, etc. O importante é agendar uma consulta de retorno toda vez que a profundidade na região começar a incomodar.
PER: Existem riscos ao fazer o preenchimento nas olheiras profundas?
CG: Qualquer intervenção no corpo humano está associada a riscos. Desde uma tatuagem a uma cirurgia. O próprio corpo humano produz ácido hialurônico naturalmente, tornando o procedimento bastante seguro de modo geral, mas ainda assim existem riscos associados.
PER: O resultado do preenchimento pode ser visto logo após a aplicação?
CG: Em geral, nota-se uma melhora expressiva logo após a aplicação. No entanto, o auge da correção vem alguns dias depois, quando a propriedade hidratante do ácido começa a fazer efeito.
PER: Depois do preenchimento, quais cuidados o paciente precisa tomar?
CG: Evitar tocar a região com as mãos, manter as mãos e a face sempre limpas, evitar contato com tecidos e materiais sujos, evitar piscina e praia até 10 dias depois ou caso esteja com hematomas. Aguardar 15 dias para qualquer procedimento que exerça compressão do local e uso de óculos de natação,. Também há necessidade de ficar 3 dias sem praticar atividades físicas.
PER: Tem alguma contraindicação?
CG: Grávidas, lactantes, presença de infecção próxima à área e algumas doenças autoimunes.
PER: É um tratamento gradual?
CG: Sim! A internet criou um mito de que os procedimentos relacionados à harmonização têm resultado imediato, mas nem sempre é assim. Cada caso deve ser avaliado individualmente e seguir sua própria indicação de evolução do tratamento. Harmonização facial é um tratamento e devemos dar continuidade às etapas para alcançarmos os melhores resultados.