O Flamengo venceu o clássico contra o Botafogo nesta quarta-feira (24), no Engenhão, por 2 a 0. Rodrigo Muniz e Hugo Moura foram os autores dos gols. O Rubro-Negro dominou, praticamente, a partida inteira, mas após a expulsão de Kanu, no segundo tempo, ficou ainda mais fácil decretar a vitória. Com esse resultado, o Flamengo termina a rodada na ponta da tabela, com 12 pontos.
O time rubro-negro começou no campo ofensivo. A defesa Alvinegra estava desconcentrada e errando muitos passes. Apesar da pressão no ataque, o Flamengo não estava sendo efetivo no último passe. Pedro sentiu incômodo na coxa esquerda e saiu de campo logo aos 10 minutos de jogo. O artilheiro Rodrigo Muniz foi seu substituto.
O Glorioso não conseguiu nenhuma finalização na primeira etapa. A defesa do Flamengo estava bem postada. Aos 33 minutos, Rodrigo Muniz ganhou a dividida com Marcelo Benevenuto e finalizou, com categoria, para abrir o placar para o Rubro-Negro. Quinto gol em cinco jogos do centroavante.
Michael ainda tentou duas vezes, mas Douglas Borges fez grandes defesas. 66% de posse de bola, três finalizações e seis escanteios para o Flamengo, contra nenhuma finalização, zero escanteios e 34% de posse de bola para o Botafogo. Os números, em si, falam sobre o placar no primeiro tempo.
O Flamengo voltou para o segundo tempo com a mesma ofensividade. João Gomes acertou dois chutes perigosos nos primeiros minutos: na primeira, a bola foi parar no travessão e, na segunda, Douglas Borges fez um milagre para evitar o gol.
O goleiro do Botafogo estava em uma noite iluminada. Se não fosse ele, a goleada já estaria decretada. Aos 11 minutos, em grande troca de passe entre Michael e Matheuzinho, a bola chegou em João Gomes, que soltou a bomba, para mais uma excelente defesa de Douglas.
Enfim, saiu a primeira finalização do Botafogo e foi quase o empate. Em cobrança de falta, Babi finalizou e Neneca fez boa defesa; no rebote, Renê conseguiu afastar, em cima da linha do gol.
No momento em que o Glorioso tinha melhorado um pouco na partida, Kanu fez falta em cima de Rodrigo Muniz e, como já tinha cartão amarelo, recebeu o cartão vermelho. Dessa forma, o Botafogo voltou a ficar acuado em campo.
Com a expulsão, a vida do Flamengo ficou mais fácil e conseguiu ampliar o placar aos 40 minutos, com um foguete de Hugo Moura. Foi o primeiro gol do meia pelo profissional.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0 X 2 FLAMENGO
Local: Engenhão, RJ
GOLS: Rodrigo Muniz (33 min, 1°T); Hugo Moura (40 min, 2°T)
CARTÕES AMARELOS: Matheuzinho; Kanu; Hugo Moura; Léo Pereira; Rodrigo Muniz; José Welison
CARTÃO VERMELHO: Kanu
Árbitro: Maurício Machado Coelho Junior
Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Silbert Faria Sisquim
BOTAFOGO: Douglas Borges; Jonathan, Marcelo Benevenuto, Kanu e PV; José Welison, Rickson (Ronald) e Matheus Frizzo (Kayque); Warley (Gilvan), Marcinho (Felipe Ferreira) e Matheus Babi (Rafael Navarro). Técnico: Marcelo Chamusca
FLAMENGO: Hugo Souza; Matheuzinho (João Lucas), Bruno Viana, Léo Pereira e Renê; Gomes (Richard Rios), Hugo Moura e Pepê (Thiaguinho); Michael, Vitinho (Max) e Pedro (Rodrigo Muniz). Técnico: Maurício Souza