TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Espetáculo 'Procópio' estreia versão digital e gratuita

Peça virtual apresenta encontro de dois estranhos numa cidade sem arte

Por Portal Eu, Rio! em 25/03/2021 às 11:00:00

Foto: Divulgação

De amanhã, quinta-feira (25), até segunda-feira (29), às 20h, o espetáculo “PROCÓPIO” retorna numa versão online e um tanto inédita e real. Completando três anos em cartaz, a montagem, que levantou a discussão sobre a importância da arte na sociedade, mantém intacta a sua encenação, que acontece agora gratuitamente através do YouTube (https://www.sympla.com.br/procopio__1162157), tendo a Fábrica Bhering como cenário real. Idealizado por Kadu Garcia e Paulo Giannini, que atuam e produzem o espetáculo, e texto de Carla Faour, também idealizadora deste projeto, a peça virtual é dirigida por Dani Barros, e conta agora com os recursos do audiovisual a seu favor.


Foto: Divulgação

Propondo uma provocação sobre o nosso tempo e história, a montagem estreou em 2018 refletindo o momento político e cultural daquele período, onde o papel da arte era questionado, artistas discriminados e a falta de investimentos colocava em risco a manutenção de espaços culturais. A cena se desloca para o futuro, onde moradores de uma cidade são afetados por um “decreto” que muda a vida de todos – toda e qualquer manifestação artística está proibida. E mostra possíveis consequências na vida de dois estranhos que se encontram no interior de um prédio abandonado e convivem em meio à profunda aridez cultural.

“A peça surgiu quando já vivíamos semelhanças com esse enredo, e me impressiona como a pandemia nos fez viver radicalmente essa realidade. Constatamos que é absolutamente impossível viver sem a arte, que tem sido uma companhia fundamental durante a pandemia. Agradeço à Benedita da Silva e Jandira Feghali pela conquista dessa lei, nos possibilitando exercer nossos ofícios nesse momento tão obscuro da nossa história”, relata Dani Barros, que teve o projeto que dirige aprovado no edital retomada da cultura da Lei Aldir Blanc da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec/RJ).


Foto: Divulgação

A autora Carla Faour concorda e reitera. "Nossa ficção futurista se passa numa praça imaginária em que teatros, cinemas, casas de shows e demais aparelhos culturais estão fechados e todas as manifestações artísticas são proibidas e criminalizadas. Quando a criamos, achamos que seria mais eficaz nos descolar da realidade, dar um salto no tempo e imaginar um futuro distópico. Mas a pandemia redimensionou a relação vital que o ser humano tem com a arte e a cultura, o futuro chegou de repente e nos deu a certeza de que ‘Procópio’ está mais atual do que nunca”, reforça.

No nome do espetáculo, uma homenagem ao ator, diretor e dramaturgo Procópio Ferreira, considerado um dos grandes nomes do teatro brasileiro, que, em 62 anos de carreira, interpretou mais de 500 personagens em 427 peças. “Chamamos a Carla para escrever, acompanhando o fluxo de acontecimentos que atropelavam o Brasil, ouvindo as urgências que nos circundavam, e convidamos a Dani para conduzir nosso destino em direção ao futuro criado pela Carla. Sigo em cena com o Paulo, mais uma vez, dando voz às nossas inquietações”, finaliza Kadu.

SERVIÇO:

Temporada: 25 a 29 de março

Horário: Quinta-feira a segunda-feira - 20h

Local: https://www.sympla.com.br/procopio__1162157

Ingressos: Gratuitos

Duração: 60 minutos

Classificação Indicativa: 14 anos

Gênero: Comédia



POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.