Policiais Militares da Superintendência de Inteligência e Análise - SIA, da Coordenadoria de Polícia Pacificadora/CPP juntamente com a DRFA, apoio operacional do 4° BPM, e informações do Disque Denúncia, prenderam Jonathan Januário dos Santos, o "Cheio de Ódio" ou "Jonathan Playboy", de 26 anos, líder da quadrilha, e mais três criminosos, enquanto se preparavam para cometer um roubo a um templo religioso, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio. Todos são ligados ao tráfico de drogas da Favela do Arará, em Manguinhos, Zona Norte do Rio. Ele estava sendo monitorado pela Superintendência de Inteligência e Análise da Polícia Civil.
Jonathan possui diversas passagens pela Polícia, todas por roubo a residências e estabelecimentos comerciais. Ele também estava na condição de evadido do Sistema Penitenciário desde 11 de agosto de 2019, após receber benefício da liberdade provisória e não retornar mais à sua unidade prisional, o Instituto Penal Vicente Piragibe.
Contra ele constavam dois Mandados de Prisão, um pela 1º Vara Criminal de Petrópolis, pelo crime de Roubo e outro da Vara da Comarca de Miguel Pereira, pelo mesmo crime. Um deles era por um roubo praticado na casa de um vereador em Paty do Alferes.
Foram presos também os criminosos Bruno Brito Chaves, vulgo "Batata", com diversas passagens por roubo de cargas e veículos; Fabiano da Silva Camelo, vulgo "Coroa"; e Pablo Henrique Dias Miranda, vulgo "Gato", envolvido em diversos roubos de carga e veículos.
Foram apreendidos na ação um revólver calibre 38 e uma Kombi roubada com chassi adulterado. A ocorrência foi conduzida para a DRFA, onde foram cumpridos os mandados de prisão e tomadas as medidas cabíveis. Os bandidos ficaram à disposição da Justiça.