Com a nova escalada da pandemia do novo coronavírus e os impactos econômicos causados por ela, o Movimento FamíliaApoiaFamília, criado em 2020, pelo Instituto ACP em parceria com a Benfeitoria, voltou ao ar nesta semana.
No último ano foram arrecadados mais de R$ 12,7 milhões em doações, por meio de 86 organizações sociais que, corajosamente, saíram às ruas em meio ao medo e ao incerto para distribuir recursos, alimentos e insumos de higiene.
Através de uma página dedicada à Campanha no site de financiamento coletivo, o Movimento #Família Apoia Família foi articulado por institutos e fundações filantrópicas, lideranças comunitárias e ONGs de base comunitária que se sensibilizaram pelas famílias brasileiras desamparadas. A iniciativa conecta famílias com famílias, umas ofertando e outras recebendo.
“As doações chegam às comunidades por meio da capilaridade e reconhecimento locais de 10 organizações selecionadas, preparadas desde já para transformar os recursos recebidos em alimentos para suas comunidades, com confiança e agilidade”, explica Rodrigo Pipponzi, do Instituto ACP e Editora Mol.
Um ano depois de termos sido surpreendidos por uma realidade nunca antes vivida, estamos longe de estar seguros. “Vivemos um [novo] momento crítico da pandemia. Todos estão cansados, mas precisamos ter pé no chão e aguçar nosso senso de urgência - não acabou. Doe!”, enfatiza Joana Mortari, coordenadora do Família Apoia Família.
Projetos 2021
Associação Acorde [Embu das Artes, SP]
Instituto Elos [Santos, SP]
Instituto Favela da Paz [Jardim Nakamura, SP]
Instituto Livres [Paulistania, PI]
Instituto Mundo Novo [Comunidade da Chatuba, RJ]
Liga Solidária [São Paulo, SP]
Movimento Cores do Amanhã [Recife, PE]
NEPI - Amor Ação Doação [São Paulo, SP]
Projeto Sol [São Paulo, SP]
Solano Trindade [São Paulo, SP]